• A obra foi contratada pela Codesp no valor R$ 6.594.118,04 e iniciada em agosto do ano passado. Os serviços demandaram uma logística especial de trabalho, em virtude do elevado tráfego de caminhões na via

  • O relatório que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), organismo criado em 1948 pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), prepara a cada ano mostra que o porto de Santos continuou a ocupar em 2015...

  • A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) registrou, em agosto, novo recorde mensal, atingindo o total de 12.342.511 toneladas. Após romper a barreira dos 12 milhões de toneladas, até então o maior movimento mensal da história, verificado em julho último, o novo recorde o superou em 2,4% e em 15,8% o resultado de agosto do ano passado (10.661.252 t).

  • Em vez de iniciar dos fins para os meios, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio, resolveu abrir uma caixa de ferramentas desgastadas pelo tempo e inadequadas para construir um porto para concorrer com os asiáticos. Propõe um modelo de dragagem por resultado, uma ideia de mais de 20 anos e há muito tempo defendida no Portogente

  • Casemiro Tércio é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela Advanced Management Program (AMP) da IESE Business School. Foi presidente do Porto de São Sebastião e ex-diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, além de sócio fundador e head de infraestrutura da Garín Investimentos e do Bureau da Engenharia

  • O caso da astronômica dívida superior a R$ 2 bilhões do terminal do Grupo Libra no Porto de Santos - de grave prejuízo à companhia portuária que se arrasta desde as sentenças proferidas em 23 de março de 2004 pela juíza da 4.ª Vara Federal de Santos, Alessandra Aguiar Nuynes Aranha...

  • Não são poucos os desafios do estado de São Paulo para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e para o aumento da competitividade do transporte de cargas, tendo grande impacto em âmbito nacional 

  • A quem servem as atuais diretorias dos portos do Brasil? Repetindo o passado, são indicações pessoais desalinhadas dos objetivos dos portos e justificadas por argumentos absolutamente anacrônicos em relação à evolução do comércio global.

  • Até o ano de 1940, os serviços de Praticagem em todo o Brasil, eram exercidos por práticos independentes, trabalhando individualmente em pequenos grupos.

  • Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Vem dos portuários de Santos (SP), onde está o maior porto do Hemisfério Sul, posicioamentos contrários à privatização das administrações públicas dos 37 portos organizados do País, as chamadas "docas".

  • Muito acertada a iniciativa da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados – (OAB SP), a maior do País, de promover um evento-debate sobre a privatização do Porto de Santos.

  • Não é comum, e nem aceitável, que um navio de carga derrube contêineres no mar, espalhando diversas mercadorias e substâncias no oceano. Os prejuízos comerciais e ambientais para a sociedade são irreparáveis e esse tipo de fato precisa ser evitado. No entanto, foi o que aconteceu na Barra do Porto de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta sexta, 11 de agosto, em pleno ano de 2017

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  • Enquanto o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, navega sem rumo na reforma dos portos brasileiros, aumenta o abismo entre a produtividade portuária brasileira e as dos grandes portos mundiais.

  • A privatização da Autoridade Portuária do Porto de Santos é uma ação ainda muita polêmica, até porque estamos falando do maior e mais importante complexo portuário do Hemisfério Sul.

  • Na surdina, o presidente Michel Temer (PMDB) mantém alguns de seus tentáculos políticos amarrados ao Porto de Santos há mais de duas décadas. Mas essa relação quase umbilical pode ser reponsável pela sua derrocada

  • A Assessoria de Imprensa da Rumo Logística encaminhou à Redação do Portogente nota oficial sobre o texto do Dia a Dia publicado, nesta segunda-feira (16/04). A seguir, transcrevemos o comunicado na íntegra:

  • Causou muita preocupação nos acionistas da Santos Brasil a divulgação da notícia, na última semana, referente a uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), que observa suspeitas de irregularidades na licitação do terminal de contêineres que é operado pela companhia no Porto de Santos

  • O prazo de exploração da Malha Paulista pela Rumo termina em 2028 e o contrato assinado prevê uma prorrogação por mais 30 anos. A Rumo, todavia, quer antecipar a renovação para ter tempo de amortizar investimentos necessários no ativo.

  • Sete terminais portuários entram na lista de entrega à iniciativa privada no segundo semestre deste ano. Dois terminais de granéis líquidos (STS-13 e STS-13A) no Porto de Santos (SP), dois no Porto de Suape (PE) - um de contêineres (SUA-05) e um de veículos (SUA XX) – e três de combustíveis (AI-01, AE-10 e AE-11) no Porto de Cabedelo (PB).