• Não há transparência no caso de arbitragem entre Libra e Codesp

    A falta de transparência no caso de arbitragem que irá definir como será resolvida a dívida da Libra Terminais com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deixa de cabelos em pé uma sociedade traumatizada por tantas denúncias de corrupção que mancham o sistema político brasileiro

    libra term santos

  • Novas licitações de terminais marítimos de passageiros

    O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador já foi licitado e o Terminal Marítimo de Passageiros Concais S.A. no Porto de Santos está com sua renovação antecipada de contrato.

  • Novo presidente do Consad da Codesp é do MDB e do quadro funcional da Appa

    Ogarito assumiu a direção do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos em janeiro de 2017, indicado pelo ex-ministro e ex-deputado federal - atualmente na prisão -Geddel Vieira Lima (PMDB)

  • O avanço da CMA CGM e os obstáculos logísticos para a América do Sul

    Além da reestruturação e dos objetivos de crescimento da companhia CMA CGM, o texto aborda iniciativas no setor portuário e a mobilidade urbana precária no Brasil

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  • O que significa privatizar o Porto de Santos?

    O anúncio de privatizar a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o Porto de Santos, parece mera intenção de fomentar o mercado. Da forma como foi feito, sem um plano de negócio, faltam atributos para ser uma estratégia para dinamizar o mais importante complexo portuário do Hemisfério Sul.

  • Os 5 portos públicos que mais movimentaram cargas em 2018; Itaqui tem bom avanço

    Entre os portos que mais cresceram, destaque para o Porto do Itaqui, no Maranhão, totalizando 22.338.213 toneladas em 2018 e crescendo 16,87% no volume total em relação ao ano anterior

  • Os argumentos de quem defende a ponte e de quem defende o túnel

    O projeto da ponte da Ecovias que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) vem recebendo críticas sobre os possíveis impactos ocasionados. Entre eles estão os danos à natureza, limitações ao futuro do porto e do aeroporto civil, além da real contribuição à sociedade.

  • Pensar a reforma portuária para o Brasil inovador

    A diversidade de opiniões origina-se do fato de que os pensamentos estão sendo dirigidos por caminhos diferentes e não está sendo considerado o mesmo objetivo. O recente anúncio do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre a desestatização do Porto de Santos

  • Pesquisadores e sindicalistas de 7 países se reúnem em Santos

    A inédita iniciativa reunirá pesquisadores de Argentina, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Uruguai e, claro de diversas regiões do território nacional. O Portogente estará presente na primeira mesa de trabalho, cujas atividades serão coordenadas pelo jornalista Bruno Merlin

  • PF intercepta embarque ilegal de mais de uma tonelada de cocaína em Santos

    Nesta semana, uma operação conjunta organizada pela Polícia Federal, Receita Federal e pelo Grupamento de Patrulha Naval da Marinha encontrou 1.322 quilos da droga, dividida em 1.202 tabletes, dentro de 41 malas escondidas em embarcação atracada no porto santista

  • Planejamento sem coordenação do Porto de Santos é conflitante

    Objetivamente, falar em reforma econômica sem ter portos eficientes, em um mundo de comércio internacional em rede, é como bater em ferro frio. Uma decisão acertada do Secretário Nacional de Portos do governo Lula, Pedro Brito, foi eleger o Porto de Santos

  • Por uma ponte de conexões

    Hoje o diálogo sobre o projeto da ponte que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) se dá em vários âmbitos. O primeiro deles é estadual e envolve a Ecovias e o Governo do Estado – especificamente a agência reguladora de transportes (Artesp) e a Secretaria de Logística e Transporte.

  • Porto de Santos (ainda) sem direção

    O valor em jogo do Porto 4.0 é grande. A realização desse valor exigirá modelos de negócios inovadores e novas estruturas de colaboração. Os desafios são significativos, mas um planejamento e implementação cuidadosos podem superá-los.

  • Porto de Santos à espera de Bolsonaro

    As restruturações que vem sendo realizadas, a 45 dias do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro tomar posse, passam a impressão de desmonte da empresa para causar problema ao novo governante. Convém destacar que como coordenador do Grupo de Trabalho e assessor especial do MTPA sobre os contratos de dragagem, Luiz Fernando manifestou-se favorável à possibilidade de passar esse serviço à iniciativa privada

  • Porto de Santos agiliza talentos logísticos

    O Porto de Santos (SP) lançou, recentemente, um programa de capacitação ao seu corpo técnico, em diversas áreas afetas à gestão portuária, em parceria com o portal de logística Portogente. Ao ampliar essa iniciativa aos colaboradores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em sintonia com os seus interesses, objetivos e estratégias, vai contemplar todo o seu setor portuário. Sem dúvida, um passo inovador e fundamental para a produtividade do capital.

    Portogente é hoje o maior e mais acessado portal de transportes e logística do Brasil, com alcance internacional, e conta com mais de 83 mil alunos inscritos. Seus cursos ministrados online, por meio de plataforma avançada permite ao aluno acesso aos conteúdos, tirar dúvidas, participar de bate-papos e de fóruns, receber orientação e ser avaliado em quaisquer hora e local. Detalhes que fazem a diferença nos dias de hoje.

    O comércio global e a globalização são determinantes de centenas de variáveis, entre as quais a maneira de fazer comércio. Encolher o tamanho do mundo, aumentando a velocidade ou a capacidade dos navios, é um modo de tornar mais ágil a cadeia de suprimentos. Em suma, reduzir ao mínimo o tempo em que o capital de giro fica atrelado a mercadorias em trânsito.

    Aumento dos navios e consequente demanda de maior velocidade dos portos e terminais resultam em pressão nos custos operacionais e dos investimentos. Ante esse cenário de mudanças, a primeira tarefa da administração é definir quais os resultados esperados do empreendimento a seus cuidados.

    A recem empossada diretoria do Porto de Santos ao profissionalizar a gestão da empresa, ao investir na motivação, satisfação e produtividade das pessoas, demonstra que, lembrando Peter Drucker, o meio de produção é o conhecimento. Ao tratar os custos de mão obra como investimento, a Codesp produz resultados para modificar a sociedade. Exemplo de administração a ser seguido.

  • Porto de Santos bate recorde anual com um mês de antecedência

    O Porto de Santos (SP) bateu já em novembro o recorde anual de movimentação de cargas, ultrapassando o resultado total obtido em 2015. Foram 119,95 milhões de toneladas que passaram pelo cais santista em 2017, contra 119,96 milhões do recorde anterior, de acordo com números levantados pela Gerência de Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

  • Porto de Santos começa ano com recorde na movimentação

    O Porto de Santos (SP) iniciou o ano de 2018 retomando as taxas de crescimento recorde na movimentação de cargas. Embarques e desembarques somaram 8,99 milhões de toneladas, o melhor resultado histórico para o mês de janeiro.

  • Porto de Santos conclui recuperação da estrada de acesso à Ilha Barnabé

    A obra foi contratada pela Codesp no valor R$ 6.594.118,04 e iniciada em agosto do ano passado. Os serviços demandaram uma logística especial de trabalho, em virtude do elevado tráfego de caminhões na via

  • Porto de Santos em crescimento

    O relatório que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), organismo criado em 1948 pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), prepara a cada ano mostra que o porto de Santos continuou a ocupar em 2015...

  • Porto de Santos quebra recorde mensal

    A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) registrou, em agosto, novo recorde mensal, atingindo o total de 12.342.511 toneladas. Após romper a barreira dos 12 milhões de toneladas, até então o maior movimento mensal da história, verificado em julho último, o novo recorde o superou em 2,4% e em 15,8% o resultado de agosto do ano passado (10.661.252 t).