• Porto de Santos quebra recorde mensal

    A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) registrou, em agosto, novo recorde mensal, atingindo o total de 12.342.511 toneladas. Após romper a barreira dos 12 milhões de toneladas, até então o maior movimento mensal da história, verificado em julho último, o novo recorde o superou em 2,4% e em 15,8% o resultado de agosto do ano passado (10.661.252 t).

  • Porto de Santos rumo a 2050

    Em vez de iniciar dos fins para os meios, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio, resolveu abrir uma caixa de ferramentas desgastadas pelo tempo e inadequadas para construir um porto para concorrer com os asiáticos. Propõe um modelo de dragagem por resultado, uma ideia de mais de 20 anos e há muito tempo defendida no Portogente

  • Porto de Santos tem novo arrendatário na Ilha Barnabé

    A Santos Port Authority (SPA) assinou o contrato de arrendamento do terminal STS 13A com a empresa Adonai East, do grupo Aba Infraestrutura e Logística S/A, dando uso operacional para mais uma área no Porto de Santos

  • Porto de Santos tem novo presidente: Consad aprova nomeação de Casemiro Tércio

    Casemiro Tércio é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela Advanced Management Program (AMP) da IESE Business School. Foi presidente do Porto de São Sebastião e ex-diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, além de sócio fundador e head de infraestrutura da Garín Investimentos e do Bureau da Engenharia

  • Porto de Santos versus Libra Terminais

    O caso da astronômica dívida superior a R$ 2 bilhões do terminal do Grupo Libra no Porto de Santos - de grave prejuízo à companhia portuária que se arrasta desde as sentenças proferidas em 23 de março de 2004 pela juíza da 4.ª Vara Federal de Santos, Alessandra Aguiar Nuynes Aranha...

  • Portogente compara diretrizes de candidatos a governador de SP para o setor de transporte

    Não são poucos os desafios do estado de São Paulo para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e para o aumento da competitividade do transporte de cargas, tendo grande impacto em âmbito nacional 

  • Portos lentos repetem políticas passadas

    A quem servem as atuais diretorias dos portos do Brasil? Repetindo o passado, são indicações pessoais desalinhadas dos objetivos dos portos e justificadas por argumentos absolutamente anacrônicos em relação à evolução do comércio global.

  • Praticagem

    Até o ano de 1940, os serviços de Praticagem em todo o Brasil, eram exercidos por práticos independentes, trabalhando individualmente em pequenos grupos.

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Privatização das docas

    Vem dos portuários de Santos (SP), onde está o maior porto do Hemisfério Sul, posicioamentos contrários à privatização das administrações públicas dos 37 portos organizados do País, as chamadas "docas".

  • Privatização dos portos: antes, o debate

    Muito acertada a iniciativa da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados – (OAB SP), a maior do País, de promover um evento-debate sobre a privatização do Porto de Santos.

  • Projeto da ponte da Ecovias será entregue em julho ou agosto ao governo federal, afirma Rui Klein

    Conflito entre governos estadual e federal, no entanto, continua atravancando o projeto da ligação seca

  • Qual problema dos portos o Ministério da Infraestrutura quer resolver?

    A crise pandêmica vai gerar mudanças. Portos continuarão sendo fatores cruciais para as economias nacionais. Eles fomentarão a inovação e o desenvolvimento tecnológico no seu ecossistema.

  • Queda de contêineres no mar alimenta debate sobre previsibilidade de condições climáticas

    Não é comum, e nem aceitável, que um navio de carga derrube contêineres no mar, espalhando diversas mercadorias e substâncias no oceano. Os prejuízos comerciais e ambientais para a sociedade são irreparáveis e esse tipo de fato precisa ser evitado. No entanto, foi o que aconteceu na Barra do Porto de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta sexta, 11 de agosto, em pleno ano de 2017

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  • Reforma portuária sem leme

    Enquanto o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, navega sem rumo na reforma dos portos brasileiros, aumenta o abismo entre a produtividade portuária brasileira e as dos grandes portos mundiais.

  • Regulação para o Porto de Santos já!

    A privatização da Autoridade Portuária do Porto de Santos é uma ação ainda muita polêmica, até porque estamos falando do maior e mais importante complexo portuário do Hemisfério Sul.

  • Reunião do Consad oficializa Bruno Stupello para diretoria do Porto de Santos

    De acordo com o comunicado da Autoridade Portuária, Stupello terá como metas principais implantar o PDZ, garantir investimentos que promovam o aumento da participação ferroviária no escoamento de cargas do porto santista, reestruturar a tabela tarifária e atuar para a conclusão das licitações em curso e as já planejadas

  • Rodrimar e Argeplan protagonizam denúncia contra Temer

    Na surdina, o presidente Michel Temer (PMDB) mantém alguns de seus tentáculos políticos amarrados ao Porto de Santos há mais de duas décadas. Mas essa relação quase umbilical pode ser reponsável pela sua derrocada

  • Rumo critica "informações imprecisas"

    A Assessoria de Imprensa da Rumo Logística encaminhou à Redação do Portogente nota oficial sobre o texto do Dia a Dia publicado, nesta segunda-feira (16/04). A seguir, transcrevemos o comunicado na íntegra:

  • Santos Brasil é investigada por fraude e preocupa acionistas

    Causou muita preocupação nos acionistas da Santos Brasil a divulgação da notícia, na última semana, referente a uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), que observa suspeitas de irregularidades na licitação do terminal de contêineres que é operado pela companhia no Porto de Santos