Sábado, 14 Dezembro 2024
  • Porto de Santos em crescimento

    O relatório que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), organismo criado em 1948 pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), prepara a cada ano mostra que o porto de Santos continuou a ocupar em 2015...

  • Porto de Santos pode fomentar energia verde

    O porto do futuro prioriza a operação de negócios sustentáveis, como atração de investimentos e parcerias.

  • Porto de Santos quebra recorde mensal

    A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) registrou, em agosto, novo recorde mensal, atingindo o total de 12.342.511 toneladas. Após romper a barreira dos 12 milhões de toneladas, até então o maior movimento mensal da história, verificado em julho último, o novo recorde o superou em 2,4% e em 15,8% o resultado de agosto do ano passado (10.661.252 t).

  • Porto de Santos rumo a 2050

    Em vez de iniciar dos fins para os meios, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio, resolveu abrir uma caixa de ferramentas desgastadas pelo tempo e inadequadas para construir um porto para concorrer com os asiáticos. Propõe um modelo de dragagem por resultado, uma ideia de mais de 20 anos e há muito tempo defendida no Portogente

  • Porto de Santos tem novo arrendatário na Ilha Barnabé

    A Santos Port Authority (SPA) assinou o contrato de arrendamento do terminal STS 13A com a empresa Adonai East, do grupo Aba Infraestrutura e Logística S/A, dando uso operacional para mais uma área no Porto de Santos

  • Porto de Santos tem novo presidente: Consad aprova nomeação de Casemiro Tércio

    Casemiro Tércio é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela Advanced Management Program (AMP) da IESE Business School. Foi presidente do Porto de São Sebastião e ex-diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, além de sócio fundador e head de infraestrutura da Garín Investimentos e do Bureau da Engenharia

  • Porto de Santos versus Libra Terminais

    O caso da astronômica dívida superior a R$ 2 bilhões do terminal do Grupo Libra no Porto de Santos - de grave prejuízo à companhia portuária que se arrasta desde as sentenças proferidas em 23 de março de 2004 pela juíza da 4.ª Vara Federal de Santos, Alessandra Aguiar Nuynes Aranha...

  • Portogente compara diretrizes de candidatos a governador de SP para o setor de transporte

    Não são poucos os desafios do estado de São Paulo para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e para o aumento da competitividade do transporte de cargas, tendo grande impacto em âmbito nacional 

  • Portos lentos repetem políticas passadas

    A quem servem as atuais diretorias dos portos do Brasil? Repetindo o passado, são indicações pessoais desalinhadas dos objetivos dos portos e justificadas por argumentos absolutamente anacrônicos em relação à evolução do comércio global.

  • Praticagem

    Até o ano de 1940, os serviços de Praticagem em todo o Brasil, eram exercidos por práticos independentes, trabalhando individualmente em pequenos grupos.

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Privatização das docas

    Vem dos portuários de Santos (SP), onde está o maior porto do Hemisfério Sul, posicioamentos contrários à privatização das administrações públicas dos 37 portos organizados do País, as chamadas "docas".

  • Privatização dos portos: antes, o debate

    Muito acertada a iniciativa da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados – (OAB SP), a maior do País, de promover um evento-debate sobre a privatização do Porto de Santos.

  • Projeto da ponte da Ecovias será entregue em julho ou agosto ao governo federal, afirma Rui Klein

    Conflito entre governos estadual e federal, no entanto, continua atravancando o projeto da ligação seca

  • Qual problema dos portos o Ministério da Infraestrutura quer resolver?

    A crise pandêmica vai gerar mudanças. Portos continuarão sendo fatores cruciais para as economias nacionais. Eles fomentarão a inovação e o desenvolvimento tecnológico no seu ecossistema.

  • Queda de contêineres no mar alimenta debate sobre previsibilidade de condições climáticas

    Não é comum, e nem aceitável, que um navio de carga derrube contêineres no mar, espalhando diversas mercadorias e substâncias no oceano. Os prejuízos comerciais e ambientais para a sociedade são irreparáveis e esse tipo de fato precisa ser evitado. No entanto, foi o que aconteceu na Barra do Porto de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta sexta, 11 de agosto, em pleno ano de 2017

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  • Reforma portuária sem leme

    Enquanto o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, navega sem rumo na reforma dos portos brasileiros, aumenta o abismo entre a produtividade portuária brasileira e as dos grandes portos mundiais.

  • Regionalizar o Porto de Santos: muito além do túnel submerso e de canal de 17 metros de profundidade

    Identificando os pilares estratégicos necessários à ancoragem da inovação

  • Regulação para o Porto de Santos já!

    A privatização da Autoridade Portuária do Porto de Santos é uma ação ainda muita polêmica, até porque estamos falando do maior e mais importante complexo portuário do Hemisfério Sul.

  • Reunião do Consad oficializa Bruno Stupello para diretoria do Porto de Santos

    De acordo com o comunicado da Autoridade Portuária, Stupello terá como metas principais implantar o PDZ, garantir investimentos que promovam o aumento da participação ferroviária no escoamento de cargas do porto santista, reestruturar a tabela tarifária e atuar para a conclusão das licitações em curso e as já planejadas

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