A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, está com a exposição ‘Benedicto Calixto e os 125 anos do Porto Organizado’. A mostra tem como foco a relação Porto x Cidade e se propõe a resgatar os momentos históricos registrados pelo pintor santista que lhe confere o nome.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) é patrocinadora da Pinacoteca, cujo acervo conta com pinturas, mapas e fotografias que apontam as mudanças e impactos que ocorreram na região ao longo do século. Essas obras são divididas em três seções, sendo apresentados na primeira os aspectos do porto relacionados à arte e território, abrangendo o período entre os séculos XVII e o início do XX. Já a segunda seção organiza aspectos da história e memória do porto e a terceira faz uma homenagem ao complexo portuário santista, apresentando um recorte sobre tecnologia, trabalho e representação do porto.

A exposição poderá ser visitada até o dia 18 de junho, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. O acesso é gratuito, e o agendamento de visitas para grupos pode ser feito pelo telefone (13) 3288-2260, ramal 23. A mostra conta com serviços de acessibilidade para atender pessoas com deficiência visual e física.