Quarta, 17 Dezembro 2025
  • Portos do Paraná registram crescimento de 15% no primeiro quadrimestre

    O principal desafio para continuar crescendo, observou Luiz Fernando, é aumentar a profundidade do canal de navegação de 12,3 metros para 13,5 metros, possibilitando o atendimento regular a embarcações de grande porte, como os navios de 366 metros de comprimento

  • Portus: solução injusta ameaça contribuintes e privatização de Autoridades Portuárias no Brasil

    Nos últimos anos foram propostos diversos malabarismos contábeis com o objetivo de equacionar as contas do Instituto de Seguridade Social Portus, o fundo de pensão dos portuários no Brasil. Atualmente, o déficit do fundo se aproxima de R$ 3,5 bilhões, valor que ameaça de liquidação o plano e coloca em risco a previdência complementar de milhares de contribuintes. A situação deficitária, entretanto, só ocorreu pela falta de pagamento por parte das companhias patrocinadoras, já que os contribuintes continuaram tendo suas cobranças descontadas em folha ininterruptamente

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Presidente da Codesp vai para Appa e encontrará desafios sobre dragagem em Paranaguá

    Na "dança das cadeiras portuárias" para 2019 já é possível afirmar que o diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), Luiz Fernando Garcia da Silva, que assumiu o comando após a prisão de José Alex Botelho de Oliva na Operação Tritão da Polícia Federal, assumirá a direção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A indicação faz sentido, afinal Luiz Fernando é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou como assessor do ministro dos Transportes desde janeiro de 2017

  • Presidente da Docas do Pará renuncia em nome de governo Helder Barbalho

    Após ter abandonado o comando e criado um clima de indefinição na CDP, afinal já havia tirado licença para tratar de assuntos particulares no período de 23 de agosto a 8 de outubro, Parsifal deverá coordenar a equipe de transição governamental de Helder Barbalho

  • Presidente do Porto de Cabedelo defende descentralização e estabilidade jurídica nos portos

    Em entrevista ao Portogente, Gilmara defendeu a descentralização da gestão dos portos públicos e a estabilidade da legislação que rege o setor. Ela também ressaltou o crescimento das concessões de terminais portuários e a instalação de terminais de uso privados (TUPs), "uma vez que esses instrumentos são essenciais para diminuição do Custo Brasil" 

  • Privatização do Porto de Santos (e de outros portos): contexto, análises e opiniões

    De modo geral, os presentes ao debate concordaram ser necessário descentralizar as decisões do setor portuário. A concentração do poder decisório em Brasília esteve presente em vários momentos da vida brasileira e atualmente está agravada pela Lei 12.815/2013. O engenheiro, economista e consultor portuário Frederico Bussinger ressaltou que, desde os tempos do Império, o Brasil é atraído pela "Coroa", tirando autonomia das comunidades instaladas nos complexos portuários

  • Privatização é melhor opção e limita risco da União a condições da outorga

    Convidado pelo Portogente a opinar sobre os rumos dos portos brasileiros e os modelos de gestão "colocados à mesa", Carlos Eduardo Bueno Magano foi claro em apontar a privatização das administrações como solução mais efetiva no momento, "pois limita o risco da União a condições estabelecidos na outorga", e por possibilitar avaliação de desempenho na aplicação de investimentos que jamais foi efetivado na gestão das "atuais" Autoridades Portuárias brasileiras

  • Próximo de ser concluído, novo Cais de Atalaia movimentará granéis líquidos e cargas gerais

    Com o novo cais, a expectativa é ampliar a movimentação em mais de 10 milhões de toneladas por ano no Porto de Vitória – atualmente, são cerca de 7 milhões de toneladas.

  • Regionalização dos portos pode ser a propulsora de novo ciclo econômico para o Brasil

    Em participação no WebSummit "Nova Abertura dos Portos", o consultor portuário, palestrante e professor universitário Rafael Pedrosa defendeu a regionalização da administração dos portos brasileiros alegando que a iniciativa pode ser a propulsora para o "novo ciclo econômico que o Brasil demanda"

  • Reunião do Consad oficializa Bruno Stupello para diretoria do Porto de Santos

    De acordo com o comunicado da Autoridade Portuária, Stupello terá como metas principais implantar o PDZ, garantir investimentos que promovam o aumento da participação ferroviária no escoamento de cargas do porto santista, reestruturar a tabela tarifária e atuar para a conclusão das licitações em curso e as já planejadas

  • Rio Grande prioriza dragagem do Canal da Feitoria e busca renovar delegação da concessão

    Mesmo durante a pandemia de casos de COVID-19, o desempenho foi o melhor para o mês de abril dos últimos cinco anos, impulsionado principalmente pelas exportações de soja, que somaram mais de 1,6 milhões de toneladas embarcadas

  • Rodrigo Maia recebe portuários e busca evitar liquidação do Portus junto à Previc

    Após receber parlamentares e líderes portuários em Brasília nesta terça-feira, 22 de outubro, o presidente da Câmara e deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) comprometeu-se em dialogar com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para evitar a liquidação do Portus, o instituto de seguridade social da categoria

  • Santos recebe workshop sobre gestão da Cadeia Logística Portuária com engenheiro do programa CAF-SELA

    Será realizado no próximo dia 21 de janeiro, na sede da Praticagem de Santos, o workshop gratuito "Gestão da Cadeia Logística Portuária: convergência entre tecnologia e gestão para os portos do futuro". Com apoio da Praticagem e organização da Maritime Law Academy, o evento será ministrado pelo coordenador técnico do programa CAF-SELA, engenheiro Luis Ascencio

  • Secretaria vai contratar estudo para avaliar desestatização do Porto de Suape

    A Secretaria de Portos anunciou nesta terça-feira, dia 9 de abril, a intenção de contratar um estudo de viabilidade para desestatizar a administração do Porto de Suape, um dos que mais movimentam contêineres no Brasil. O Porto é administrado pelo governo pernambucano e a iniciativa contaria com o apoio do governador Paulo Câmara (PSB)

  • Sensatez do presidente Bolsonaro com os portos

    Um fato relevante nas previsões para 2020 é a importância política das eleições municipais. Não é verdade que a formação de uma nova base política municipal, onde as pessoas moram e trabalham, não influencie a eleição dos próximos deputados, senadores, governadores e presidente.

  • Sérgio Cutrim critica papel consultivo dos CAPs e pede mais autonomia às autoridades portuárias

    A regulamentação dos portos públicos e o papel consultivo dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) foram assunto de conversa com o coordenador do Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária (Genelp) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sérgio Cutrim

  • Setor portuário está na rota da prosperidade, avalia diretor do Brasil Export

    O diretor-presidente da Una Marketing de Eventos e organizador do consagrado Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, desenvolveu artigo analisando o panorama da atividade portuária no Brasil para 2020

  • Sobre a renovação antecipada da Rumo no Porto de Santos

    Uma questão se apresenta ao diretor de Relações com o Mercado e Comunidade (Direm), da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o advogado Danilo Veras, baseada na Lei 4.717/65

  • Telma de Souza fala sobre regionalização e ingerência política nos portos

    O Esquenta WebSummit Portogente 2017 convidou a vereadora e ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, para comentar a respeito do modelo de gestão dos portos, da eterna ingerência política em assuntos técnicos e sobre a presença tímida de profissionais mulheres no universo portuário

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