Sábado, 14 Dezembro 2024
  • Descentralizar e garantir mais eficiência aos portos

    Ao abordar o modelo de gestão para os portos brasileiros, o foco inexorável é a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, por sua dimensão e complexidade. O único dos portos brasileiros a figurar no Top 50 da movimentação de contêineres no mundo

  • Desestatização e Gestão de Portos é tema de debate na OAB/SP nos dias 18 e 19 de março

    O assunto é pujante e chama atenção da comunidade portuária brasileira já que o Governo Federal encomendou estudos para as companhias docas do Espírito Santo (Codesa) e de São Paulo (Codesp). A iniciativa terá na abertura manifestação do secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, cujo foco será a concessão das administrações portuárias no País

  • Diretor e conselheira tomam posse no Consad da CDRJ

    O Conselho de Administração (CONSAD) empossou, nesta segunda-feira (10), a nova conselheira Mariana Pescatori e o novo diretor de Relações com o Mercado e Planejamento (DIRMEP), Jean Paulo Castro e Silva, em sessão realizada no edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)

  • Diretoria da Codesp indica gerente sem requisitos necessários para a função

    Diante das eternas promessas de que as companhias docas brasileiras serão geridas por profssionais de alto gabarito, causa espanto o teor da ata da 1918ª reunião da diretoria executiva da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) indicando para o cargo comissionado de gerente de Contratos de Arrendamento uma pessoa, de acordo com o próprio documento, que não detém "integralmente os requisitos necessários" para exercer a função

  • Diretoria do Porto de Santos comemora lucro expressivo e controle de despesas

    Resultado positivo foi de R$ 63,5 milhões. Aumento de receita e controle de custos garantiram o desempenho

  • Diversificação de cargas e retroporto remoto na mira do presidente da Codern

    A diversificação das cargas movimentadas em Natal e a construção de um retroporo com integração rodo-ferroviária estão entre os principais desafios do almirante de esquadra Elis Treidler Öberg, nomeado para o comando da Companhia em fevereiro deste ano, como parte da estratégia do Ministério da Infraestrutura em selecionar profissionais aptos para "coordenar pessoas na execução de projetos complexos"

  • Docas do Pará perde presidente para campanha de Helder Barbalho

    Importante observar que, por lei, a licença solicitada por Parsifal não pode ser remunerada. Nos meses de maio e junho, conforme arquivos publicados no espaço de Acesso à Informação no site da CDP, a remuneração bruta do então diretor-presidente foi de R$ 28.268,22 

  • Engenheiro da Prefeitura de Santos pede mudança de usos e costumes nos portos

    O engenheiro da Prefeitura de Santos, Adilson Luiz Gonçalves, falou ao Esquenta WebSummit Portogente 2017 sobre vantagens e desvantagens de regionalizar a gestão dos portos brasileiros

  • Engenheiro e ex-titular do CAP é favorito para assumir a presidência da CDP

    Ele já esteve à frente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e em maio de 2016 integra o quadro do entrão Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, hoje Ministério da Infraestrutura

  • Engenheiro e secretário-adjunto de Santos defende descentralização com modelagem logística

    O engenheiro eletricista e secretário-adjunto de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio da Prefeitura de Santos (SP), José Antônio Oliveira de Rezende, falou ao Portogente que a descentralização da gestão dos portos brasileiros precisa contemplar autonomia administrativa e resolução definitiva para os passivos existentes, como o do Portus, o fundo de previdência dos portuários

  • Estudo avalia processos e indica impactos da privatização de portos australianos

    O artigo utilizou estudos de caso para explicar a privatização dos portos de Brisbane, Botany, Kembla, Newscatle e Melbourne, processos realizados desde 2010. O modelo adotado foi o "private landlord port", ou seja, com a autoridade portuária sendo administrada pela iniciativa privada e o Estado mantendo o controle do território portuário (landlord) e a responsabilidade pela regulação da atividade

  • Estudo sugere mais diretores na Antaq e descentralização da gestão dos portos

    O modelo ideal, ou pelo menos mais eficiente, de gestão dos portos brasileiros é alvo de debates acalorados por todo o País. Para contribuir e subsidiar os interessados no tema, o Blog apresenta hoje o competetente estudo comparado "A governança dos portos brasileiros", de autoria de José Tavares de Araujo Jr., publicado pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), em julho de 2018

  • Estudos portuários e a dragagem produtiva

    É realmente boa a intenção do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, de lançar um edital de chamamento público para recebimento de doações de estudos portuários

  • Ex-executivos da Docas do Rio são denunciados pelos crimes de dispensa de licitação e peculato

    A denúncia consiste na inexistência de um projeto básico delimitando as atividades que seriam praticadas pela contratada, no caso a Fubrás. A empresa tem um histórico quase inexistente de prestação de serviços e, de acordo com o Ministério Público, foi utilizada para apropriação indevida de verbas do Estado

  • Falcão retorna à presidência do Conapra, cobra valorização dos práticos e três hubs no Brasil

    Em seu discurso oficial, Falcão ressaltou a importância do trabalho exercido pelos práticos para a segurança da navegação e para a proteção ambiental nos municípios costeiros e também na Bacia Hidrográfica do Amazonas

  • Falsas ilações e o Porto de Santos

    Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) apresenta sua posição com relação ao Editorial do Portogente, de 4 de novembro último.

  • Fórum Santos Export será realizado em Brasília e com a parceria da Folha de S. Paulo

    O diretor-presidente da Una Marketing de Eventos, Fabrício Julião, afirma que a programação do evento irá abordar as discussões que envolvem o modelo de gestão dos portos brasileiros, seja ele de controle público ou privado. "Precisamos de um canal de discussão para trazer esse debate e inovação ao setor, falar de temas importantes como tecnologia, gestão, regulamentação. Queremos um evento proativo que possa contribuir para iluminar todas essas questões"

  • Gestão de portos pelos estados como terminais de uso privativo é modelo mais eficaz para o momento, diz presidente de Suape

    Defensor da gestão local e crítico contumaz da Lei 12.815/2013, ele esclareceu ao Portogente suas posições sobre modelos de admnistrações dos portos e defendeu que, diante do atual cenário político e de negócios no Brasil, considera o modelo mais eficaz aquele que "considera portos estaduais como terminais de uso privativo"

  • Impropriedades no Porto de Santos

    Único porto brasileiro entre os 50 melhores do mundo e o mais importante do País, o Porto de Santos recepcionou, no dia 17 último, o secretário Nacional de Portos e Transportes Hidroviário Diogo Piloni com batedores, circunstância e rififi.

  • Indicado à presidência da Codesp faz convocações mesmo antes de ter nomeação publicada

    Mesmo sem ter tido a nomeação publicada, até o dia 16 de janeiro, no Diário Oficial da União, o indicado à diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, já está convocando profissionais para apresentar as situações atuais das gerências e superintendências da empresa. As convocações foram realizadas em email enviado pela assessora da presidência, Renata Paim

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