Segunda, 18 Março 2024

Como portas de entrada, os portos marítimos sempre foram sensíveis às mudanças e tendências socioeconômicas. Suas relações com seu amplo mercado e sua extensa comunidade criaram um ambiente complexo e mudança fudamental no conceito de porto.

Muito acertada a iniciativa da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB SP), a maior do País, de promover um evento-debate sobre a privatização do Porto de Santos, no litoral paulista. A exemplo da mesma instituição no Espírito Santo, amplia o diálogo sobre questão que vem sendo tratada como prato feito e envolve muitos interesses do comércio marítimo brasileiro. O entendimento jurídico do processo para descentralização da gestão dos portos é o ponto de partida da reforma do sistema portuário.

Dad 08AGO2019Privatização, antes, o debate. Foto: Portogente | Alex Almeida. 

Mais sobre o tema
* Privatização dos portos não é panaceia

O evento que ocorre na capital paulista, no dia 29 próximo, vai ter foco no principal porto do Hemisfério Sul e precisa colocar luz na verdadeira intenção do governo, quando anuncia a privatização dos portos. Há mais de 20 anos vem sendo anunciada a autonomia das Autoridades Portuárias. A primeira questão a ser respondida é se até hoje os portos não têm autonomia por inexistência de legislação adequada ou por falta de vontade política.

Entrevista
Cautela e planejamento na privatização da Codesa

A expressão “privatizar os portos” precisa de debates abertos com a sociedade afetada pela atividade portuária. Promover a inteligência do que se trata inclui a evolução do conceito de Autoridade Portuária. Trata-se, portanto, de uma abordagem para dar razão ao que se propõe e ao que se apoia. Sem embasamento conceitual sombreia o entendimento. Convém também que o Porto de Santos seja paradigma para o País.

Opinião Frederico Bussinger
Autoridades, com autoridade? (*)

A Autoridade Portuária tem três funções tradicionais: senhorio (landlord), regulador e operador. Cabe lembrar que há muitos anos as operações dos portos brasileiros são privatizadas. Portanto, quando se fala em privatizar o Porto de Santos, trata-se das duas primeiras funções. A senhorio pode ser considerada como a principal função, visto que nela está concentrada a pressão competitiva do negócio portuário.

Opinião Fabrizio Pierdomenico
Privatização de Portos Públicos

Por seu papel e tradição, a OAB tem a missão relevante de consolidar as instituições nacionais. Privatizar a Autoridade Portuária do Porto de Santos, como ideologia, pode colocar em risco a competitividade econômica do Brasil.

Por que os maiores portos do mundo não têm Autoridade Portuária privatizada?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto