Quinta, 18 Abril 2024

A crise pandêmica vai gerar mudanças. Portos continuarão sendo fatores cruciais para as economias nacionais. Eles fomentarão a inovação e o desenvolvimento tecnológico no seu ecossistema.

A rigor, quem assistiu ao webinar promovido pela Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional (Aspen), sobre a privatização dos portos, no dia 2 de junho último, tem visão suficiente do papel das comunidades dos portos de Santos e São Sebastião, ambos no litoral paulista, na definição dos novos modelos desses dois complexos portuários que melhor atendam aos próprios interesses e, majoritariamente, ao do Brasil. Em um voo de pássaro, no pouco tempo para abordar tão complexo tema, foram apresentadas questões balizadoras para facear o oportuno e grande desafio.

Porto Dad 08JUN2020

Leia também
* Debate no webinar da Aspen

De pronto, a questão básica: qual problema dos portos o Ministério da Infraestrutura quer resolver? Coerente com o compromisso do candidato Jair Bolsonaro, a resposta deve ser: elevar o desempenho dos dois portos ao patamar dos portos asiáticos. Assim, fica mais clara a tarefa a ser executada e simplifica alcançar a complexidade dessa missão ante tantos e multifários interesses. A partir do princípio de que porto é meio e não fim.

Editorial | Portogente 
À espera do debate sobre a privatização dos portos

Portanto, desperdiçar a oportunidade que se apresenta, negará a grandeza das respectivas comunidades. Por exemplo, para criar mudanças no patamar da concessão da Companhia Docas de Santos em 1.888 e da implantação da Lei 8.630/93, com a privatização das operações portuárias. À vista disso, começar por: considerar disparatado adotar portos australianos como referência e desprezar o parâmetro dos portos asiáticos, ou dos Estados Unidos, da Holanda e da Alemanha.

Da Redação
Minfra quer participação mais ativa da iniciativa privada na modernização dos portos brasileiros

Um dos debatedores, showman de competência e inteligência, bem como um orgulho nacional, Frederico Bussinger expos didática e humildemente as metas a serem cumpridas para bem realizar essa desafiante missão: 1- gerar e gerir os espaços portuários; 2- prover a infraestrutura básica e os serviços condominiais; 3- regular as operações portuárias e as parcerias, 4- fomentar negócios e 5- contribuir para o desenvolvimento regional.

Artigo | Frederico Bussinger 
Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas

Os dados estão lançados e esse debate vai ocorrer na internet, que tem tido um índice de penetração mais veloz do que qualquer outro meio de comunicação na história do mundo.

Sobre os resultados, convém buscar sabedoria na Bíblia: ”Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.” (Lamentação 3:39).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto