Sábado, 27 Abril 2024

Identificando os pilares estratégicos necessários à ancoragem da inovação

Regionalizar o Porto de Santos (SP) vai além do túnel submerso ligando as margens do seu canal de acesso aprofundado. A começar por utilizar o seu potencial regional para construir o porto do futuro, como uma meta permanente. Ser uma Autoridade Portuária para empresas que atuam no porto e tantas outras que fazem negócio utilizando o principal porto do hemisfério sul. Operacionalmente, ser um centro de competência portuária de excelência com foco no amanhã.

Dad 11DEZ2023

Leia mais
* Regionalização do Porto de Santos por delegação de competência

Fazer a Autoridade Portuária uma potência dinâmica, fomentadora de investimentos, parcerias e negócios sustentáveis na área portuária são práticas de gestão que conduzem a resultados renovadores, integrando e dinamizando estruturas hoje desconectadas dessa realidade. Como é o caso da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), cuja região-fim cresceu pela força do comércio marítimo. E abrange uma extensa área com conexões ambientais para uma vida sustentável imensa e rica.

Leia ainda
* Rumo ao Porto de Santos 2050

Do Porto de Santos saiu o sustento da família do presidente Lula, na sua infância. É imperativo que a Autoridade Portuária de Santos promova um planejamento físico e espacial (master plan) para construir o futuro da região portuária da Baixada Santista. De uma ampla área em que os prefeitos ainda não perceberam a força do comércio marítimo, por falta de afinidade necessária entre a Agem e o Porto de Santos, devido à visão limitada sobre a atividade portuária, e práticas políticas pobres.

Leia também
* Debater a Antaq e regionalizar os portos

Entretanto, o mundo mudou e agiliza velozmente. Regionalizar o Porto de Santos, que no passado recente toda a sua diretoria saiu algemada pela Polícia Federal, significa ter competência e eficácia para fazer essa transição de modo a participar do novo tempo que cruza os oceanos e ser competitivo na sociedade da informação. O prêmio conquistado meses atrás, na Associação Americana das Autoridades Portuárias (AAAP), na categoria Alianças Público-Privado como projeto de cooperação com startups expõe um quadro de profissionais capacitados. É preciso continuar e ir muito além.

Leia ainda
* Porto de Santos tem projeto de desenvolvimento e competência de realizar

A inovação, exigida cada vez mais pela concorrência, deve abranger, no âmbito tecnológico, compensação dos empregos que ela não cria ou exclui. O potencial enorme da Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS para o comércio internacional ainda está para ser bem conhecido e construída a sua estrutura produtiva sustentável. Missão devida e que há décadas espera-se da Autoridade Portuária de Santos.

Leia mais
* ZPE do Porto de Santos é projeto para a atual diretoria

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto