Terça, 16 Abril 2024
  • Licitação da dragagem para o Porto de Santos

    A Companhia Docas de São Paulo (Codesp) realizará licitação para contratação do serviço de dragagem de manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do Porto de Santos pelo prazo de 12 meses.

  • Movimentação cresce 7% no Porto de Vitória

    O Porto de Vitória (ES) fechou 2017 com aumento de 7% na movimentação total de cargas e de 4% na arrecadação, em comparação ao ano anterior. Indica que mesmo num período economicamente difícil conseguiu ampliar os negócios, graças às novas parcerias e investimentos em infraestrutura e operação.

  • Mudança à vista nos portos brasileiros

    As decisões tomadas por autoridades públicas controlam os atos da administração, pelo menos quando o mecanismo está funcionando como deveria, tão rigidamente quanto as instruções codificadas no software que controla a ação de um robô

  • Nota oficial da Codesp sobre "dragagem emergencial imprópria"

    A diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, enviou nota oficial em resposta ao editorial do Portogente publicado, no dia 23 de maio último, com o título "Dragagem emergencial do Porto de Santos: imprópria e prejudicial". Segue a transcrição, na íntegra, do comunicado

  • O enrosco da dragagem do Porto de Santos

    Na última semana, foi criado um grupo de trabalho (GT), no âmbito do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com o objetivo de propor soluções que garantam a eficiência e manutenção da profundidade do canal de acesso, das bacias de evolução e dos berços do Porto de Santos (SP).

  • Paranaguá trabalha em dragagem de aprofundamento para obter aumento de profundidade

    Paranaguá trabalha em dragagem de aprofundamento para obter aumento de profundidade

    O Porto de Paranaguá passa por atividades de dragagem de aprofundamento desde o meio do mês de fevereiro. O intuito é aumentar a profundidade do Canal da Galheta para 16 metros e garantir maior produtividade.

  • PL avança na Câmara e pode reduzir valor de pedágio em várias rodovias federais

    A adoção de um valor máximo para a cobrança de pedágio em rodovias federais é um cenário cada vez mais provável de se tornar realidade; índice de pavimentação de estradas no País é vergonhoso; o grupo belga Jan De Nul, especializado em dragagem e atividades de construção marítima, será o responsável pela dragagem de aprofundamento do Porto de Maceió; integrantes de grupos organizados cooptam trabalhadores que operam de alguma forma na cadeia logística para enviar cocaína em navios para o exterior

    pedagio cobranca

  • Porto de Santos à espera de Bolsonaro

    As restruturações que vem sendo realizadas, a 45 dias do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro tomar posse, passam a impressão de desmonte da empresa para causar problema ao novo governante. Convém destacar que como coordenador do Grupo de Trabalho e assessor especial do MTPA sobre os contratos de dragagem, Luiz Fernando manifestou-se favorável à possibilidade de passar esse serviço à iniciativa privada

  • Porto de Santos registra operação com calado de 14,45 metros, a maior da história

    Em comunicado enviado a este blog, a Praticagem de Santos atribuiu o feito à utilização do Redraft (sistema que mede o calado dinâmico) e aos dados obtidos em tempo real pelo Centro de Coordenação, Comunicação e Operações de Tráfego (C3OT) da entidade

  • Portogente organiza Summit Virtual para discutir aplicação da Lei dos Portos

    Portogente irá realizar o Summit Virtual 4 Anos de Lei dos Portos (12.815/2013). Ainda com data a definir, o site irá promover atividades online, incluindo vídeos com especialistas, publicação de artigos, painéis com debates e intensa interatividade com os internautas

    navioscapa

  • Portos do Paraná registram crescimento de 15% no primeiro quadrimestre

    O principal desafio para continuar crescendo, observou Luiz Fernando, é aumentar a profundidade do canal de navegação de 12,3 metros para 13,5 metros, possibilitando o atendimento regular a embarcações de grande porte, como os navios de 366 metros de comprimento

  • Presidência, Consad e Ouvidoria da Codesp devem esclarecimentos sobre pagamento à Dragabrás

    A leitura dos documentos, que deveriam ser públicos, aos quais teve acesso o jornalista Bruno Merlin, talvez esclareça a razão do silêncio da estatal. Inexplicavelmente, a empresa brasileira controlada pelo grupo belga Deme apresentou uma reclamação cobrando o valor de R$ 15.432.093,16 e recebeu R$ 18 milhões da estatal Codesp, sociedade de economia mista que deveria zelar pelo interesse público

  • Presidente da Codesp vai para Appa e encontrará desafios sobre dragagem em Paranaguá

    Na "dança das cadeiras portuárias" para 2019 já é possível afirmar que o diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), Luiz Fernando Garcia da Silva, que assumiu o comando após a prisão de José Alex Botelho de Oliva na Operação Tritão da Polícia Federal, assumirá a direção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A indicação faz sentido, afinal Luiz Fernando é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou como assessor do ministro dos Transportes desde janeiro de 2017

  • Regime Diferenciado de Contratações (RDC)

    O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) constitui-se em um paradigma na contratação de dragagem privilegiando as premissas de celeridade nos procedimentos, eficiência de contrato e tutela com desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade ambiental

  • Regionalizar o Porto de Santos: muito além do túnel submerso e de canal de 17 metros de profundidade

    Identificando os pilares estratégicos necessários à ancoragem da inovação

  • Rio Grande discute licenciamento de dragagem

    Aconteceu na quinta-feira (31) reunião no gabinete do diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, com integrantes da organização não governamental (ONG) SOS Cassino. O assunto do encontro foi o andamento do processo de licenciamento da dragagem de manutenção do Porto do Rio Grande.

  • Rio Grande inicia dragagem para reconstituir profundidade de 18m no canal externo

    A draga Pearl River tem capacidade para dragar até 24 mil metros cúbicos em uma única viagem. A embarcação tem 182 metros de comprimento e 28 metros de largura. Ela pode chegar a uma velocidade de até 15 nós

  • Rio Grande prioriza dragagem do Canal da Feitoria e busca renovar delegação da concessão

    Mesmo durante a pandemia de casos de COVID-19, o desempenho foi o melhor para o mês de abril dos últimos cinco anos, impulsionado principalmente pelas exportações de soja, que somaram mais de 1,6 milhões de toneladas embarcadas

  • TST julga procedente ação de guarda portuário contra Codesp

    O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou procedente o pedido de um guarda portuário da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) de recebimento de indenização decorrente da redução parcial das horas extras habitualmente prestadas por ele, ainda que a alteração tenha sido decorrente do cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

  • Vitória passa a contar com profundidade de 14 metros e celebra futuros ganhos

    O canal de navegação – tanto na parte interna como na externa – passa a contar com 14 metros de profundidade e todos os berços apresentam resultados positivos de aumento de calado. Embarcações de até 70 mil toneladas para carga geral e granéis e de 50 mil toneladas para contêineres poderão acessar o porto da capital capixaba

 

 

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