• O mercado internacional de Dragagem começa a se reaquecer em Dubai, e nos Tigres Asiáticos, principalmente em função dos recentes alargamentos e aprofundamentos dos canais de Suez e do Panamá, que permitirão, em época de crise mundial, o barateamento do frete marítimo no Arco Norte, através da utilização de navios de maior porte nas novas vias mais profundas.

  • A manifestação desalentada do fundador e presidente da Bandeirante Dragagem, Ricardo Sudaiha, que tem uma longa vida profissional renhida e dedicada à dragagem portuária, acende a luz vermelha alertando da ameaça ao comércio marítimo do Brasil.

  • Embora por força das circunstâncias Santos tenha sido erigido informalmente a hub port (porto concentrador de cargas), sabe-se que, em razão de suas características geofísicas, nunca haverá de atingir esse patamar, exceto se, algum dia, vier a dispor de uma plataforma offshore (afastada da costa), que permita a entrada de megacargueiros.

  • Em 22 de julho de 2017, o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deliberou o até agora inexplicável pagamento no valor de R$ 18.000.000,00 à Dragabrás...

  • É bem difícil acreditar que, em pleno Século XXI, com tantos progressos em termos de ciência, inovação e tecnologia, onde a engenharia sempre entra com grandes e valorosas contribuições, que a dragagem de aprofundamento e o alargamento do canal de acesso ao Porto de Santos...

  • Diretor-presidente do Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, fala sobre os planos para o complexo portuário catarinense, que alcançou o maior resultado operacional e financeiro da história, em 2018. E as boas notícias, a depender do presidente anunciado, em 18 de janeiro último, pelo governador Carlos Moisés, só tendem a aumentar.

  • Componentes podem ser de grande ajuda em atividades nas áreas de barragens colapsadas, como aconteceu neste início de 2019 em Brumadinho e novembro de 2015 em Mariana, ambos municípios localizados em Minas Gerais. A aplicação desses equipamentos também pode gerar benefícios em trabalhos programados de redução dos volumes nas barragens de rejeitos de mineração que eventualmente possam estar sob risco de rompimento

  • Promovido semestralmente pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), mais um Fórum Parlamentar Catarinense de Lideranças Regionais reuniu lideranças políticas, empresariais, de entidades de classe e demais órgãos públicos da região do Vale do Itajaí...

  • Diante das dificuldades enfrentadas pelo Governo Federal para a contratação da dragagem do Porto e das inúmeras reduções de calado causadas pela má gestão da obra nos últimos anos, um grupo de empresários do cais santista propôs a privatização do serviço

  • O Porto de Paranaguá (PR) acaba de receber um dos maiores rebocadores já fabricados no Brasil. Com 32 metros de comprimento, 12 metros de largura (boca), o rebocador Starnav Sirius foi construído em Itajaí (SC) e tem capacidade para realizar manobras de atracação e desatracação de navios carregados com mais de 70 mil toneladas.

  • De acordo com a administração do Porto, a primeira fase da dragagem prevê a retirada de cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, número equivalente a quase 20% do total do plano previsto em 18,7 milhões de metros cúbicos

  • O volume de importação de fertilizantes no Porto de Vitória (ES) deverá crescer mais de 35% em 2018. O aumento será possível graças aos investimentos que estão sendo realizados na retroárea do Cais de Capuaba, em Vila Velha.

  • De certo, a maior preocupação de autoridades portuárias que dependem da dragagem para o acesso a seus terminais é o “índice de assoreamento” na área de interesse. Pode-se afirmar que a existência de assoreamentos está vinculada às contribuições advindas de áreas, à montante à assoreada, resultantes de aportes de material sólido por carreamentos, por transporte em suspensão e floculação, por deslizamentos e por todos esses, em razão de processos erosivos nas suas proximidades

  • A diretora presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas PB), Gilmara Temóteo, participou nesta quarta-feira (25) de uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa para apresentar as potencialidades do Porto de Cabedelo, em especial o Terminal de Múltiplos Usos (TMU) visando atrair investidores asiáticos para o projeto.

  • A Companhia Docas de São Paulo (Codesp) realizará licitação para contratação do serviço de dragagem de manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do Porto de Santos pelo prazo de 12 meses.

  • O Porto de Vitória (ES) fechou 2017 com aumento de 7% na movimentação total de cargas e de 4% na arrecadação, em comparação ao ano anterior. Indica que mesmo num período economicamente difícil conseguiu ampliar os negócios, graças às novas parcerias e investimentos em infraestrutura e operação.

  • A diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, enviou nota oficial em resposta ao editorial do Portogente publicado, no dia 23 de maio último, com o título "Dragagem emergencial do Porto de Santos: imprópria e prejudicial". Segue a transcrição, na íntegra, do comunicado

  • Na última semana, foi criado um grupo de trabalho (GT), no âmbito do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com o objetivo de propor soluções que garantam a eficiência e manutenção da profundidade do canal de acesso, das bacias de evolução e dos berços do Porto de Santos (SP).

  • O Porto de Paranaguá passa por atividades de dragagem de aprofundamento desde o meio do mês de fevereiro. O intuito é aumentar a profundidade do Canal da Galheta para 16 metros e garantir maior produtividade.

  • A adoção de um valor máximo para a cobrança de pedágio em rodovias federais é um cenário cada vez mais provável de se tornar realidade; índice de pavimentação de estradas no País é vergonhoso; o grupo belga Jan De Nul, especializado em dragagem e atividades de construção marítima, será o responsável pela dragagem de aprofundamento do Porto de Maceió; integrantes de grupos organizados cooptam trabalhadores que operam de alguma forma na cadeia logística para enviar cocaína em navios para o exterior

    pedagio cobranca