• Dragagem de Santos é suspensa

    A dragagem do Porto de Santos (SP) está sendo judicializado. Desde o dia 7 último, o processo de contratação das obras de dragagem do maior porto do País e da América Latina do Porto de Santos está suspenso por decisão judicial.

  • Dragagem emergencial do Porto de Santos: imprópria e prejudicial

    Desnecessária, inexplicável e inquietante a decisão de contratar a dragagem do Porto de Santos (SP) por modalidade emergencial. É prejudicial à qualidade e aos custos. Seria o caso de perguntar por que passados mais de cem dias de governo, tempo suficiente para realizar uma licitação, nada foi feito.

  • Dragagem no Porto de Santos é cara

    Portogente encaminhou indagações sobre o critério de medição da dragagem do Porto de Santos (SP) e a assessoria de imprensa da contratada para dragar o canal de acesso, a Dragabrás, nome fantasia da gigante belga Deme, não respondeu.

  • Dragagem no Porto de Santos: perguntas que exigem respostas

    Enquanto caminhoneiros se manifestam pelo custo do combustível e o governo para reduzir o diesel corta até no SUS e na educação para alinhar o custo do transporte, no maior porto do País o custo é tratado com desaforo.

  • Dragagem, ....Cartas na Mesa!

    O mercado internacional de Dragagem começa a se reaquecer em Dubai, e nos Tigres Asiáticos, principalmente em função dos recentes alargamentos e aprofundamentos dos canais de Suez e do Panamá, que permitirão, em época de crise mundial, o barateamento do frete marítimo no Arco Norte, através da utilização de navios de maior porte nas novas vias mais profundas.

  • Dragagem: luz vermelha

    A manifestação desalentada do fundador e presidente da Bandeirante Dragagem, Ricardo Sudaiha, que tem uma longa vida profissional renhida e dedicada à dragagem portuária, acende a luz vermelha alertando da ameaça ao comércio marítimo do Brasil.

  • Dragagem: só indefinição

    Embora por força das circunstâncias Santos tenha sido erigido informalmente a hub port (porto concentrador de cargas), sabe-se que, em razão de suas características geofísicas, nunca haverá de atingir esse patamar, exceto se, algum dia, vier a dispor de uma plataforma offshore (afastada da costa), que permita a entrada de megacargueiros.

  • Dragagem: uma conta que não fecha no Porto de Santos

    Em 22 de julho de 2017, o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deliberou o até agora inexplicável pagamento no valor de R$ 18.000.000,00 à Dragabrás...

  • Entre a economia e o ambiente

    É bem difícil acreditar que, em pleno Século XXI, com tantos progressos em termos de ciência, inovação e tecnologia, onde a engenharia sempre entra com grandes e valorosas contribuições, que a dragagem de aprofundamento e o alargamento do canal de acesso ao Porto de Santos...

  • Entrevista - Porto de Itajaí se prepara para expansão e novo modelo de concessão

    O atual superintendente do Porto de Itajaí é o advogado Fábio da Veiga. Nesta entrevista especial ao Portogente, ele fala sobre os atuais projetos do porto catarinense. O executivo está otimista com as expectativas de ampliação da área operacional e de uma gestão a partir da nova concessão, que vem sendo analisada em Brasília.

  • Entrevista: gestão técnica com transparência e legalidade no Porto de Imbituba

    Diretor-presidente do Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, fala sobre os planos para o complexo portuário catarinense, que alcançou o maior resultado operacional e financeiro da história, em 2018. E as boas notícias, a depender do presidente anunciado, em 18 de janeiro último, pelo governador Carlos Moisés, só tendem a aumentar.

  • Escavadeiras anfíbias e bombas submersíveis de dragagem

    Componentes podem ser de grande ajuda em atividades nas áreas de barragens colapsadas, como aconteceu neste início de 2019 em Brumadinho e novembro de 2015 em Mariana, ambos municípios localizados em Minas Gerais. A aplicação desses equipamentos também pode gerar benefícios em trabalhos programados de redução dos volumes nas barragens de rejeitos de mineração que eventualmente possam estar sob risco de rompimento

  • Estudos portuários e a dragagem produtiva

    É realmente boa a intenção do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, de lançar um edital de chamamento público para recebimento de doações de estudos portuários

  • Fórum discute demandas do Vale do Itajaí

    Promovido semestralmente pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), mais um Fórum Parlamentar Catarinense de Lideranças Regionais reuniu lideranças políticas, empresariais, de entidades de classe e demais órgãos públicos da região do Vale do Itajaí...

  • Governo Federal define concessão como modelo para privatizar dragagem do Porto de Santos

    Diante das dificuldades enfrentadas pelo Governo Federal para a contratação da dragagem do Porto e das inúmeras reduções de calado causadas pela má gestão da obra nos últimos anos, um grupo de empresários do cais santista propôs a privatização do serviço

  • Grande rebocador começa a operar em Paranaguá

    O Porto de Paranaguá (PR) acaba de receber um dos maiores rebocadores já fabricados no Brasil. Com 32 metros de comprimento, 12 metros de largura (boca), o rebocador Starnav Sirius foi construído em Itajaí (SC) e tem capacidade para realizar manobras de atracação e desatracação de navios carregados com mais de 70 mil toneladas.

  • Ibama aprova Plano de Dragagem de Manutenção do Porto do Rio Grande

    De acordo com a administração do Porto, a primeira fase da dragagem prevê a retirada de cerca de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, número equivalente a quase 20% do total do plano previsto em 18,7 milhões de metros cúbicos

  • Importação de fertilizantes aumenta em Vitória

    O volume de importação de fertilizantes no Porto de Vitória (ES) deverá crescer mais de 35% em 2018. O aumento será possível graças aos investimentos que estão sendo realizados na retroárea do Cais de Capuaba, em Vila Velha.

  • Índice de assoreamento - informações técnicas sobre dragagem no Porto de Santos

    De certo, a maior preocupação de autoridades portuárias que dependem da dragagem para o acesso a seus terminais é o “índice de assoreamento” na área de interesse. Pode-se afirmar que a existência de assoreamentos está vinculada às contribuições advindas de áreas, à montante à assoreada, resultantes de aportes de material sólido por carreamentos, por transporte em suspensão e floculação, por deslizamentos e por todos esses, em razão de processos erosivos nas suas proximidades

  • Investidores japoneses em Cabedelo

    A diretora presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas PB), Gilmara Temóteo, participou nesta quarta-feira (25) de uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa para apresentar as potencialidades do Porto de Cabedelo, em especial o Terminal de Múltiplos Usos (TMU) visando atrair investidores asiáticos para o projeto.