Sexta, 29 Março 2024
Paranaguá trabalha em dragagem de aprofundamento para obter aumento de profundidade

O Porto de Paranaguá passa por atividades de dragagem de aprofundamento desde o meio do mês de fevereiro. O intuito é aumentar a profundidade do Canal da Galheta para 16 metros e garantir maior produtividade.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a bacia de evolução do Canal ganhará mais dois metros de profundidade, passando de 12 para 14 metros. As áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a bacia de evolução, passarão a ter entre 14 e 15 metros de profundidade.

Ao todo, já foram retiradas 700 mil metros cúbicos de sedimentos da chamada área Alfa

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, explica que a dragagem ocorrerá em três áreas que permitem o acesso de navios numa extensão de, aproximadamente, 45 quilômetros. “Ao todo, serão dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de areia, quantidade suficiente para encher 15 estádios de futebol como o Maracanã”.

Duas dragas autotransportadoras do tipo Hopper estão trabalhando na dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. Este tipo de embarcação agiliza os trabalhos, já que as dragas possuem compartimentos internos (cisternas) onde são armazenados os sedimentos dragados.

“Por se tratar de embarcação de grande porte, dispensa a montagem de canteiro, uma vez que possui em seu interior todas as acomodações necessárias à manutenção da tripulação, durante o período de execução da obra”, explica Dividino.

A dragagem é feita por bomba de sucção acoplada a uma lança fixada na embarcação. A operação é realizada com a embarcação em movimento e em baixa velocidade, através do arraste da boca de sucção junto ao fundo, removendo o material em sucessivas camadas.

Após o total enchimento da cisterna, a draga recolhe suas lanças e se dirige à área de despejo do material dragado, licenciada pelo IBAMA em alto-mar e que fica localizada há cerca de 20 quilômetros da Ilha do Mel. Só após o descarregamento dos sedimentos dragados o navio retorna ao local da obra para início de um novo ciclo de trabalho.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome