Embarcações com maiores calados e mais carga em suas dependências já podem acessar o Porto de Vitória, no Espírito Santo. A Resolução nº 84/2018, da Norma de Navegação da Autoridade Portuária (Normap) 1, foi publicada na tarde desta sexta-feira, 28 de dezembro, no site da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). A norma foi liberada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e representará ganhos reais de capacidade de 34,3%.
Canal de navegação do Porto de Vitória - Foto: site oficial da Codesa
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Os testes para a implantação das novas medidas, realizados no laboratório da Universidade de São Paulo (USP), foram acompanhados por técnicos da Codesa, da Marinha e da Praticagem, cujas atuações foram fundamentais para a obtenção dos positivos resultados.
O canal de navegação – tanto na parte interna como na externa – passa a contar com 14 metros de profundidade e todos os berços apresentam resultados positivos de aumento de calado. Embarcações de até 70 mil toneladas para carga geral e granéis e de 50 mil toneladas para contêineres poderão acessar o porto da capital capixaba. O tamanho também foi aprovado: os terminais podem receber navios de até 244,99 metros.
"Os ganhos são reais em todos os sentidos. Foram atingidas a profundidade do canal e calados pretendidos. Agora vamos acompanhar, na prática, o comportamento do trânsito de navegação, comparando com os resultados obtidos durante a fase da campanha de simulação de acesso e manobras", explicou o diretor de Infraestrutura e Operação da Codesa, no exercício da presidência, Guilherme Magalhães.
Segundo Magalhães, esta regulamentação representa uma etapa importante para a operação do Porto. "Os resultados deste novo ciclo que se inicia são fundamentais para a contribuição do desenvolvimento econômico do estado, mas as ações continuam. Agora estamos iniciando as mudanças na localização das boias, já que temos novas profundidades".
As informações são da assessoria de comunicação da Codesa.