Meio Ambiente

Um ano depois de ter sido divulgado com pompa pela empresa LLX, o projeto Porto Brasil está suspenso por tempo indeterminado e deixou a sensação de frustração na população de Peruíbe (SP). Para diminuir este vazio e mostrar que a situação ainda pode ser revertida, a comerciante Claudete Andreotti teve a idéia de abrir o site Volta Porto Brasil e reunir nele o maior número de assinaturas de pessoas que defendam o empreendimento de R$ 6 bilhões.

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Na última sexta-feira, PortoGente veiculou reportagem  destacando os alarmantes níveis que a poluição alcançou em regiões portuárias. O transporte por terra, mar e ar é responsável por um quarto da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2). Nesta segunda parte da matéria, confira o desperdício de óleo diesel em território brasileiro e o exemplo internacional no incentivo à renovação da frota de transportes e ao mercado de crédito de carbono.

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O crescimento do setor de transportes se constitui em um enorme desafio para a gestão ambiental em todo o mundo. Os deslocamentos por terra, mar e ar são responsáveis por um quarto da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2). Nas regiões portuárias, que registram grande circulação de caminhões e embarcações marítimas, o nível de poluição atmosférica já alcança índices alarmantes. Medidas como renovação da hoje desgastadíssima frota de caminhões e incentivo a projetos de crédito de carbono são fundamentais para que o desenvolvimento econômico não acarrete sérios passivos à saúde da população. Estudos de saúde recentes indicam que o alto nível de poluição tem aumentado o risco de doenças como câncer, diabetes e asma.

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O professor universitário e coordenador do curso de Gestão Portuária da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, Fredy Carneiro, conversou com PortoGente sobre a expansão dos portos de Pernambuco e o cuidado dos complexos de Recife e Suape com a questão ambiental. Além disso, Carneiro confirmou que o curso do qual participa na Faculdade Metropolitana é o único do tipo no Norte e no Nordeste do País, o que dificulta a formação de profissionais capacitados para ajudar a desenvolver a atividade portuária nestas duas regiões.

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Um número divulgado nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) chamou a atenção de quem luta pela preservação ambiental e mostra que é possível, sim, conciliar desenvolvimento e cuidado com a natureza. A emissão de poeira e fumaça por parte das indústrias que fazem parte do Pólo Industrial de Cubatão caiu 98% nos últimos 25 anos.

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