Quinta, 18 Abril 2024

O movimento em defesa das baías de Florianópolis, que reúne associações de moradores, ONGs, ambientalistas, pescadores, pesquisadores e estudantes, promove neste sábado (9) manifestação contrária à instalação do estaleiro da OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis (Santa Catarina). O ato será a partir das 10h, na praia de Jurerê Internacional, no norte da ilha de Florianópolis.

* Técnicos do ICMBio explicam ao PortoGente porque pediram exoneração do cargo
* Governador Pavan não acredita que estaleiro impacte turismo de Florianópolis
* Técnico que negou estaleiro da OSX é exonerado do cargo

A organização prevê levar uma frota de embarcações dos pescadores contrários ao estaleiro na área de pesca artesanal, uma região que inclui uma reserva biológica, uma reserva ecológica e uma área de proteção ambiental.

A ação será durante todo o dia de sábado e terá manifestações culturais e artísticas. Hugo Malagoli, da Sea Shepherd Brasil, diz que o ato é para alertar a opinião pública para os irreversíveis danos que a construção do estaleiro causará ao meio ambiente local, com reflexos na vida marinha de toda a região.

ICMBio de Brasília
O diretor de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Brasília, Marcelo Marcelino, informou ao PortoGente que os trabalhos do Grupo de Trabalho que reanalisa os estudos ambientais sobre o estaleiro da OSX foram prorrogados por mais 30 dias.

“No dia 31 de agosto, foi realizada a primeira reunião pelo Grupo de Trabalho para avaliar essa questão. A portaria que oficializou a criação da equipe para a análise dos processos e pareceres técnicos previa um prazo de até 30 dias úteis, a partir da 1ª reunião do grupo de trabalho, realizada no dia 31. Entretanto, o grupo criado para realizar esses estudos ainda não concluiu a avaliação. Nesse sentido o ICMBio deve prorrogar por mais 30 dias a análise dos estudos ambientais”.

Seminário
Nos próximos dias 13 e 14, será realizado o Seminário Interuniversitário, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para debater os efeitos do estaleiro da OSX na biodiversidade catarinense.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome