Meio Ambiente

O licenciamento ambiental para obras de grande porte é motivo de reclamação de praticamente todos os empreendedores e políticos brasileiros. As grandes quantidades de verba e de tempo aplicadas para a elaboração das licenças prévias, de operação e de instalação são alvos permanentes de críticas. Entretanto, as regras de licenciamento ambiental proporcionaram maior controle da poluição gerada pelas indústrias brasileiras e melhorou muito a qualidade das águas no País, conforme lembra o engenheiro civil e especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA), Carlos Motta Nunes.* Para agilizar licenciamentos ambientais* Cubatão: depois do Vale da Morte * Poluição marinha e responsabilidade internacional dos estados

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O setor produtivo vai cobrar mais agilidade do governo Lula na implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), independentemente deste ser um ano eleitoral. Para o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte de Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PR-MT), a infraestrutura de transportes brasileira não tem acompanhado o ritmo de crescimento da produção, fato que interfere muito na competitividade do País.

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"Nos tempos atuais, não se pode mais se dar ao luxo em discutir qual país vai contribuir em mais ou menos. Os dados científicos apontam que se a temperatura subir mais dois graus Celsius haverá inundações, fome, seca. As consequências serão catastróficas. Não se pode entrar num jogo de cartas onde pode existir o blefe". A avaliação é da coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace do Brasil, a bióloga Leandra Gonçalves.

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Acontece nesta semana, até o dia 19, o IV Seminário Nacional sobre Dragagem Portuária, em Antonina (PR). É uma realização da Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan). PortoGente entrevistou a Coordenadora Técnica-Científica da Associação, Eliane Beê Boldrini.

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O Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade assustou a cidade de Imbituba, em Santa Catarina, ao embargar há duas semanas as obras de expansão do porto da Cidade, por causa dos riscos que os trabalhos representam às baleias que transitam pelo litoral catarinense. Hoje, dois dos três serviços voltaram ao normal e só os bate-estacas usados nas obras permanecem paralisados. Criticas surgiram de todos os lados, mas a chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Maria Elizabete de Carvalho, defendeu o embargo das obras.

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