Sexta, 29 Março 2024

Falta de transparência sobre o retorno dos investimentos com sustentabilidade e sobre o cumprimento das normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estão entre as principais deficiências das empresas que fazem parte da carteira do IBovespa, segundo o estudo "As Empresas Mais Transparentes do IBovespa 2010". O levantamento realizado pela Management & Excellence aponta também que as três mil maiores empresas do mundo causam US$ 2,2 trilhões em danos ambientais anualmente.

O estudo divulgado na última semana teve como intuito indicar o valor agregado dos investimentos em sustentabilidade de grandes empresas para investidores e acionistas de todo o País. A importância da sustentabilidade, segundo a Management & Excellence, cresce a cada dia e reside na possibilidade de criação de um conjunto moderno de técnicas para geração de lucros. Até 2008, US$ 300 bilhões investidos em mercados emergentes tinham alguma forma de comprometimento com a sustentabilidade.

Somente duas das 31 empresas avaliadas, ou 6,45% das consultadas, apresentam efetivamente o controle de fluxo de caixa relacionado a investimentos em sustentabilidade. Outro aspecto negativo é detectado no fato de que apenas 16 empresas (51,61%) que fazem parte do IBovespa têm um programa transparente de redução do impacto ambiental causado pelo transporte de matérias-primas e produtos no Brasil. 18 delas (58,06%) são transparentes em relação às normas trabalhistas da OIT.

Dentre os índices positivos, destaca-se a transparência de 100% das empresas consultadas a respeito de programas sociais e de auxílio a comunidades e também na divulgação de detalhes da estrutura societária, de relatórios financeiros e de ativos e passivos, entre outros 20 índices com aproveitamento total.

Os setores bancário (90,79%) e alimentício (89,43%) foram os de maior aproveitamento na detalhada pesquisa. Os números elevados foram garantidos pelos desempenhos do Itaú-Unibanco e da Brasil Foods, corporações que lideraram o ranking geral da pesquisa com 95,93%, numa escala que variou de 0 a 100%. Na lanterna apareceu a Brasil EcoDiesel, com 52,85%. O ranking foi formado somente por 31 das 55 empresas que se colocaram a disposição e responderam às perguntas formuladas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome