Mudanças na política energética e na política do setor elétrico brasileiros podem criar para o país uma matriz energética com grande participação de fontes renováveis, limpas e com custos mais baixos do que os atuais. Esta é uma das conclusões da pesquisa “Desafios do setor de energia eólica no Brasil: uma abordagem sistêmica”, desenvolvida por Naya Jayme Ringer, dentro do programa de pós-graduação em Administração de organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.
Informação do Relatório Reservado (RR) dá conta que o banco português Banif Brasil pode deixar o país até dezembro próximo. Ainda segundo o RR, tal decisão foi anunciada pelo presidente mundial do grupo, Jorge Tomé, aos executivos do banco no país. Os portugueses pretendem anunciar a venda, em um só pacote, das operações também em Malta e Cabo Verde antes da primeira assembleia geral de acionistas de 2015, prevista para meados de janeiro.
Parece que mais uma vez a Secretaria de Portos (SEP) não vai conseguir presteza e perfeição na solução do problema de falta de profundidade para navegação no Porto Santos(litoral paulista) que tem prejudicado o desempenho dos terminais portuários que investiram e há quatro anos aguardam a profundidade de 15 metros prometidos, mas que nunca ultrapassou os 13 metros. E não foi por falta de verba.
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) enviou uma carta, no dia 13 último, à Secretaria de Energia, posteriormente encaminhada ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no dia 25 do mesmo mês. Trata-se da resposta à divulgação do resultado parcial da campanha Tô Sem Água, enviado pelo Idec à Agência praticamente um mês antes.
O carro elétrico C-Max Energi Solar lançado nos Estados Unidos em janeiro deste ano, demonstra que a energia solar no transporte é uma realidade que vai evoluir e rapidamente. Trata-se de um carro híbrido de alimentação da bateria por tomada elétrica e utilizando uma lente especial chamada de Fresnel.
Estão com seu fim decretado os veículos que utilizam combustíveis de fontes não renováveis e que causam poluição. No trânsito de veículos elétricos, O ar será mais saudável e vai fazer silenciosa a circulação de automóveis, ônibus e caminhões.
Segundo dados do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. A energia solar fotovoltaica é a forma de produção de eletricidade que mais cresce no mundo atualmente.
Também são brasileiras as maiores reservas de quartzo, do qual se extrai matéria-prima para a produção de painéis fotovoltaicos. No domínio da tecnologia , um grupo de cientistas da Unicamp, SP, obteve, pela primeira vez no País, o silício purificado para a fabricação de células solares fotovoltaicas (FVs). É fácil antever um transporte sustentável nas vias nacionais. A sorte foi lançada.