Sexta, 26 Abril 2024

Dia a Dia

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) recebeu, no último dia 10, resposta da Agência Nacional do Petróleo (ANP) a ofício enviado pela entidade para cobrar explicações sobre a desinterdição da P-62, em razão de uma insuficiência na ancoragem. De acordo com a ANP, a Petrobras apresentou documentos que garantiriam as condições de segurança da unidade. Para o sindicato, não é o que faz crer o histórico da plataforma, segundo relação levantada pela entidade sindical.

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Uma mera observação atenta pode constatar que em todo o Planeta, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 52 semanas por ano, a logística possibilita que pessoas, produtos e serviços sejam transportados para onde elas precisam ir ou são necessários no momento exato desejado. Impossível imaginar no mundo de hoje a mobilidade, informação, produção ou comércio em suas diferentes escalas sem logística. É por meio do processo logístico que a matéria-prima é levada à produção e desta, como produto acabado, distribuído ao mercado. A logística da informação nas grandes organizações faz parte dos seus itens prioritários.

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As últimas paralisações no transporte público mostram que é sempre o lado mais fraco que sofre com o caos que se estabelece nas cidades por conta das greves. Por isso, acertadamente, o senador Jorge Viana (PT-AC) apresentou projeto para impedir o desconto no salário do trabalhador em caso de paralisação total do transporte público que inviabilize o deslocamento até o local de trabalho (PLS 210/2014). O objetivo é evitar que os trabalhadores sejam prejudicados pelas frequentes greves no transporte público.

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A Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) repercutiu, nos últimos dias, matéria publicada pelo site americano Trouthout e republicada pelo Carta Maior vem confirmar a opinião do vice-presidente da AEPET, Fernando Siqueira, em relação às reais possibilidades do shale gás (xisto) para os Estados Unidos.

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Responsável por 25,8% das movimentações da balança comercial brasileira, o Porto de Santos (litoral paulista) pode começar a apresentar maior fluidez no escoamento de cargas a partir do crescimento da utilização do modal ferroviário, abrindo espaço para um melhor aproveitamento do modal rodoviário, hoje praticamente em xeque na região, já que o cronograma das obras públicas na infraestrutura não acompanha o ritmo do comércio exterior. Esta é a opinião do professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mauro Lourenço.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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