Dia a Dia

A empresa Subsea 7, multinacional que pretende se instalar em Pontal do Paraná, litoral do estado, para produzir estruturas e dutos submarinos para a Petrobras, sofre uma ação do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná sobre seu Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). O autor é o Procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, que entrou com a ação civil pública em 29 de junho passado, na Justiça Federal do Paraná.

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A Usiminas, a exemplo de tantas outras empresas, mostra em campanhas publicitárias estar preocupada com a poluição ambiental. No entanto, os erros do passado ainda causam reflexos no presente e, pelo jeito, ainda no futuro. “Dorme” nas águas do Estuário de Santos, em forma de sedimento, uma substância nociva à saúde humana altamente cancerígena, o benzo(a)pireno, um hidrocarboneto aromático policíclico (PAH) que tem baixa solubilidade em água. O poluente está no processo produtivo do aço. A fonte poluidora do estuário local é a Usiminas, antiga Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), localizada no polo industrial de Cubatão (a 57 km de São Paulo).

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Dois grupos com opiniões diferentes devem participar, nesta quarta-feira (21), da segunda audiência pública da Fatma, às 19h, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, sobre o licenciamento do estaleiro OSX. Os grupos chegam ao local em marcha. É o que nos informa, diretamente de Florianópolis, a jornalista Vera Gasparetto.

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Negociar o Acordo Coletivo de Trabalho. Esta foi a definição tomada em mesa de negociação entre dirigentes sindicais e a administração da Companhia Portuária Vila Velha (CPVV), na tarde desta terça-feira (20), segundo nos informa a assessora de imprensa da Intersindical da Orla Portuária e do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Andréa Margon.

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Em processo de implementação, o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC), que consiste na maior integração de portos regionais, será discutido durante o primeiro workshop, que acontecerá na próxima terça-feira (20), em Fortaleza. A Secretaria de Portos (SEP) afirma que essa dinâmica minimiza o custo da operação e melhora a logística dos portos nacionais.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website