Dia a Dia

Depois de quase cinco meses da assinatura do contrato da dragagem de aprofundamento do Porto de Santos, chegou na manhã desta segunda-feira (15) ao complexo portuário santista a primeira draga do consórcio Draga Brasil, a Hang Jun 5.001 metros cúbicos, que veio da China e estava no Rio de Janeiro preparando a documentação. A embarcação está atracada no cais 9 do Porto. A profundidade do canal de navegação do maior porto do Hemisfério Sul passará dos atuais 12,5 metros para 15 metros.

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O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) avisou ao PortoGente, por meio de seu miniblog no Twitter, que os governos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de seu estado estão articulando a inclusão da Ferrosul no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). O objetivo é viabilizar a criação da ferrovia.

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Profissional independente, honesto e leal à causa portuária, invejável capacidade de análise, coragem, humildade e profissionalismo são alguns dos predicados que fizeram o jornalista santista, José Rodrigues, um sinônimo do jornalismo portuário.

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“Já havia movimentação na Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) para fazer modificação no PDZP (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário)”. A informação é de Luiz Fernando Barbosa Santos, trabalhador portuário conferente, representante do bloco dos trabalhadores portuários no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Vitória. Para ele, a revisão do PDZP é importante para dar “conteúdo mínimo, um ponto de partida para se fazer um trabalho comparativo entre os vários portos e desenvolver realidades locais”.

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O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Angra dos Reis (RJ) aprovou, na última sexta-feira (16), por três votos a um as alterações propostas pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto angrense. Três lotes de áreas de apoio operacional agora podem ser aproveitadas para outras finalidades, de acordo com o desejo da CDRJ e da prefeitura local. O Executivo de Angra deseja dar outras finalidades a essas áreas, em benefício da revitalização da orla da Cidade.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website