Enxergar cores e formas é uma habilidade que muitos perdem em consequência, por exemplo, de doenças degenerativas, diabetes e ou acidentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estima-se que existam 37 milhões de cegos no mundo. Como o anúncio de um milagre, matéria publica no site da BBC anuncia que está próximo o fim da cegueira. Vejamos do que se trata. Enquanto você olha para esta página, seus olhos fazem coisas interessantes.

A corrente de luz a partir das palavras e imagens está saltando no globo ocular e caindo sobre células fotorreceptoras na retina. Esta informação visual é repassada para as células de saída e, em seguida, transmitida para o cérebro como uma espécie de código, onde é reconstruído para fazer a composição das letras nesta frase que você está lendo agora.

Doenças degenerativas dos olhos, no entanto, podem causar estragos sobre este processo, diz a neurocientista Sheila Nirenberg, do Weill Medical College da Universidade de Cornell, Nova Iorque, EUA. Quando elas danificam a retina, a imagem na frente de você nesse processo nunca fica mais longe do que o globo ocular; a cadeia está quebrada.

Isso é o que faz com que a tecnologia que Nirenberg construiu seja bastante notável. Ela encontrou uma maneira de transmitir um código visual diretamente para o cérebro, ignorando as células danificadas no olho. Em outras palavras, ela pode ajudar os cegos a ver.

Clique aqui e assista ao vídeo onde ela explica como sua tecnologia funciona e o momento eureka que começou tudo.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente