• O aumento triplica os valores pagos por eles e pelas patrocinadoras - companhias docas e outras administradoras portuárias. O Portus está sob intervenção federal desde agosto de 2011 e o atual déficit gira em torno de R$ 3,5 bilhões

  • O encontro acontece a partir das 14 horas no Anexo II da Câmara, em iniciativa do deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB-SP). Sob intervenção federal desde 2011, o atual déficit do Portus é de cerca de R$ 3,5 bilhões

  • Ao menos acendeu luz sinalizando saída para os funcionários da Codesp vítimas da falência do Portus – Instituto de Seguridade Social dos empregados das administrações portuária.

  • A direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) anunciou, durante a Intermodal South America - maior evento de logística do continente americano - as intenções de conceder pacotes de serviços à iniciativa privada, agilizar o lançamento de editais para arrendamento de quatro áreas, reduzir o passivo do Portus, melhorar a eficiência de compliance da estatal e, até mesmo, estudar a abertura de capital por meio de uma Oferta Pública Inicial (IPO) de ações ao mercado

  • O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, está preocupado e indignado com as recentes propostas de privatização das companhias docas do País. De acordo com ele, está claramente configurado um ataque a essas empresas públicas, listando recentes demissões, acordos coletivos irregulares e o aumento substancial de contribuição do Portus

  • A situação pré-falimentar do Portus, o Instituto de Seguridade Social da categoria dos portuários, e os estudos para privatização de importantes portos brasileiros, como os de Santos e Vitória, serão pautas de encontro com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcado para a manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro

  • O Ministério da Infraestrutura garantiu aportes por parte das companhias docas dos Estados de São Paulo (Codesp), do Espírito Santo (Codesa) e da Bahia (Codeba) para dar continuidade ao pagamento dos benefícios. "Os valores estão sendo ultimados e serão divulgados no momento oportuno", explicou a assessoria de imprensa do Ministério e a gerência de Comunicação Corporativa da Autoridade Portuária de Santos

  • Preocupada com a crescente ameaça de liquidação do Instituto de Seguridade Social Portus depois que algumas administradoras portuárias estatais declinaram do plano de recuperação da entidade, a direção do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) encaminhou

  • Devido ao déficit contraído ao longo de sua existência, o Portus está sob intervenção federal desde agosto de 2011. O déficit, segundo as apurações do Ministério, foram causadas por equívocos na gestão do plano e por dívidas da extinta Portobrás e das atuais patrocinadoras do fundo de pensão

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  • Desgastados com tantos anos de privilégios para poucos e falta de critérios para muitos, o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários dos Portos do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira, 3 de abril, um ato público em repúdio ao apadrinhamento político na Companhia Docas local 

  • Vídeo produzido pelo Portogente mostra imagens do protesto realizado por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários dos Portos do Estado do Rio de Janeiro, em 19 de março, exigindo do Governo Federal que honre a dívida com o Portus

  • Padilha, segundo os sindicalistas, escutou atentamente as ponderações feitas pelos representantes dos trabalhadores, e afirmou que, apesar da questão ser de responsabilidade do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, trabalhará para atender o pleito inicial da Federação de prorrogar por 90 dias a aplicação do aumento da contribuição dos assistidos e dos participantes

  • É muito grave a situação do Instituto de Seguridade Social - Portus, o fundo de pensão dos portuários, anunciada por seu interventor. Por uma história com tantos casos de intervenções no fundo e com aquisições patrimoniais não bem explicadas, talvez fosse o caso de se fazer uma investigação pela Polícia Federal.

  • Após receber parlamentares e líderes portuários em Brasília nesta terça-feira, 22 de outubro, o presidente da Câmara e deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) comprometeu-se em dialogar com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para evitar a liquidação do Portus, o instituto de seguridade social da categoria

  • Nesta quarta-feira (11), os advogados do Sindaport, Cleiton Leal Dias Júnior e Eraldo Aurélio Franzese ingressaram no Tribunal de Justiça de São Paulo com uma Ação Civil Pública contra o Portus. A ação foi distribuída na 10º Vara Cível de Santos, na qual foi nomeado o juiz José Alonso Beltrame Júnior

  • O presidente do Sindicato, Sérgio Giannetto, não poupou palavras e disse que a dívida da Portobrás é a grande causadora desse beco que parece cada vez mais sem saída. "Se a União honrasse seu compromisso com nós trabalhadores, com gente que está pagando suas contribuições há 35, 40 anos, não estaríamos nesta situação desesperadora"

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  • No pedido de exoneração feito ao prefeito Volnei Morastoni, já que a gestão do Porto de Itajaí é municipalizada, Salles alegou conflito de interesses no caso de permanência no cargo. É provável que todos os trabalhadores que contribuíram ao longo de décadas com o Portus necessitem ingressar na Justiça contra a União e contra as patrocinadoras (autoridades portuárias)

  • Ainda falta diversificação nas operações dos TUPs, afinal 58% do volume movimentado é de minério de ferro. A commodity é a sétima mais produzida no Brasil, em ranking liderado pela soja, cuja participação nos portos privados é de somente 10%

  • Em tempos em que se discute a Previdência Social é oportuno falar do fundo de pensão dos portuários, o Instituto Portus de Seguridade Social (Portus). Vítima da corrupção e de interventores que foram mais problema do que solução, faz desaforo à matemática atuarial e inviabiliza uma conquista que tinha tudo para dar certo.