Quinta, 28 Março 2024

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) tentar criar alternativa para a encruzilhada em que se encontra o instituto de seguridade dos portuários brasileiros, o Portus.

Quando possível, promover uma visão de futuro mais promissor.
Bill Clinton

É uma luz que se acende sinalizando uma saída para os funcionários da Codesp, vítimas da falência do Portus – Instituto de Seguridade Social dos empregados das administrações portuárias. O presidente da Autoridade Portuária do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, propõe criar um fundo para o quadro da empresa associado. A liquidação anunciada do instituto resulta de má-gestão e corrupção.

600 Portus 2Portuários de Santos lotam assembleias que discutem destino do Portus. Imagem: Sindaport/Santos.


Nossa opinião | Portogente
*Portus: um caso para o ministro Moro

Tratadas como herança maldita, as dívidas das patrocinadoras e desvios de dinheiro que corroeram a sólida expectativa matemática do sistema de complementação de aposentadoria dos portuários não são arcadas pelos governos de plantão. Tampouco os rombos foram esclarecidos de forma satisfatória. As dúvidas só se avolumam.

Dia a Dia
* Para salvar o Portus

Por isso, a Codesp circunscreve a sua dívida como responsabilidade para com seus próprios funcionários. Assim, os débitos das demais patrocinadoras e da adesão ilegal dos funcionários da Portobrás serão tratados apartados do Porto de Santos. Como era de se esperar, há quatro portos contra e o governo, para dificultar, exige unanimidade. Ou seja, escolhem o caos.

Blog | Bruno Merlin
Superintendente de Itajaí pede exoneração devido à provável liquidação do Portus

Por ser fiscalizado e controlado pelo Estado, e estando lá instalado um interventor com prazo afrontando a lei, esse cenário exige ação da Polícia Federal para apurar as verdadeiras causas que veem assolando o Portus. E há muita gente viva que participou desse jogo para prestar depoimentos esclarecedores. Rejeitar simplesmente a proposta da Codesp vai no sentido de jogar uma pá de cal sobre o instituto de seguridade.

Nossa opinião | Portogente
* Uma solução para o Potus

Prioritariamente, é preciso investigar o contrato celebrado no ano de 2001 e que transformou o então Déficit Técnico no valor de R$ 95 milhões em Reserva Técnica sobre Serviços Anteriores (RTSA).

O caso Portus examinado por olhar técnico, competente e sério, pode ajudar o governo a ir na direção ao que importa.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto