Domingo, 15 Fevereiro 2026

Editorial | Coluna Dia a Dia

Oportuno em tempo de carnaval falar de coisas do Pernambuco, terra do engenheiro gênio e carnavalesco mor Sílvio Meira, para anunciar o novo projeto do Portogente: será um eixo portuário Santos e Suape, na Internet, expondo essa espinha dorsal logística do Brasil. Uma agenda binacional (Sudeste-Nordeste). SantoSuape é uma proposta de uma conversa ampla e profunda de dois portos competitivos e um fórum aberto para debate de questões portuárias importantes.

dad_1602

Estrategicamente, na linha de valorização e da modernização dos portos, o diálogo institucional e a integração nacional – a ideia de um fórum independente e permanente entre Santos e Suape, como uma rede social – estimula o compartilhamento de significados. Da mesma forma que, ao se posicionar como fórum independente, o Portogente não se coloca como braço institucional de nenhuma autoridade portuária. No cenário atual, em que disputas políticas podem contaminar agendas técnicas, essa neutralidade fortalece a confiança. Tendências que impulsionam o crescimento de ambos os portos e eles se reforçam mutuamente. Tanto no aspecto operacional, quanto ao regional.

Veja mais: Dragagem essencial para o Porto de Santos - Portogente

Porto de Santos: hub consolidado do Sudeste, maior porto da América Latina, forte em contêineres, granéis agrícolas e integração com o centro econômico do Brasil. Porto de Suape: hub estratégico do Nordeste, vocação energética, industrial e posição geográfica privilegiada para rotas transatlânticas. Logisticamente, Santos e Suape são vértices complementares de um sistema logístico nacional não competidores isolados. Operacionalmente, isso fortalece ambos: politicamente e economicamente.

Um fórum eventual gera notícia. Um fórum permanente gera agenda estruturada. A continuidade possibilita, por exemplo, acompanhar indicadores logísticos, movimentação, profundidade operacional, conectividade e tantos outros dados essenciais. Daí a integração Santos-Suape ser complementariedade e não competição. Trata-se de um caminho moderno fundamentado na construção de uma agenda binacional (Sudeste-Nordeste). No qual é preciso estabelecer um caminhar construtivo, com prioridades e consenso entre os tomadores de decisão.

Neste propósito, no qual Portogente vai assumir o papel de ponte institucional, para servir dois propósitos importantes: 1- definir o papel da organização, orientando assim o seu desenvolvimento; 2- fornecer base para coordenar decisões, estabelecer prioridades e construir consenso entre os tomadores de decisão. Indubitavelmente, trata-se de dois polos portuários emblemáticos.

Há outros pontos centrais para conectar os portos de Santos e Suape: cabotagem estruturada entre Santos e Suape; distribuição regional de cargas; consequentemente, redução de custos logísticos Brasil. Editorialmente, Portogente tem sustentado que: um sistema integrado de dois hubs nacionais gera desenvolvimento regional equilibrado – tema forte para governos estadual e federal.

Veja mais: A regionalização do Porto de Santos passa pelas hidrovias - Portogente

Por ser um hub que tem posicionamento permanente, o diferencial do Portogente é ser um veículo de informação, com foco no principal porto do Hemisfério Sul. Como um fórum permanente: deixa de apenas cobrir relações – passa a ser catalisador delas. Desta forma, os dois portos têm impacto: emprego, indústria, sustentabilidade, desenvolvimento urbano. Consequentemente, alteram o comércio e os transportes entre os estados.

Sem sombra de dúvida, uma cobertura integrada pode mostrar como: Santos impacta o PIB paulista; Suape transforma o Noroeste industrial. Cenários que fortalecem politicamente a ideia de integração. Ao comparar boas práticas entre os dois, o Portogente eleva o nível institucional dos debates. Realidade que consolida a integração entre Santos e Suape. Portanto, não é apenas logística – é um projeto de Brasil.

Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!