Sexta, 29 Março 2024

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Deputados através dos fundos de pensão Petros, Funcef, Previ e Valia, mostrou os rombos causados a esses institutos pelo loteamento político das estatais e decisões de investimentos que trouxeram prejuízos, que se revelaram casos de polícia e geraram contribuições extraordinárias.

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, divulgou nas redes sociais uma boa notícia, segundo ele, de ter solucionado o risco de liquidação do Instituto de Seguridade Social Portus, o fundo de pensão dos portuários. Sem preocupação de abrir a caixa preta e apurar responsabilidades da dilapidação de um sistema matemática e atuarialmente saudável, foi feito um acordo que cortou em 18,47% as pensões e está entalado na garganta dos trabalhadores portuários.

Portus dad 13ABR2020

Leia Editorial | Portogente
Portus em chamas ameaça contribuinte

Foi mais uma negociação com muitas obscuridades, mediada por um interventor, que por lei só poderia permanecer seis meses no cargo, prorrogáveis por mais seis, mas, estranhamente, está sentado nessa função há quatro anos. As tratativas com o Ministério da Infraestrutura foram feitas pelos sindicatos, que não representam legalmente os contribuintes do Portus. E quais as responsabilidades das Associações de Participantes do Portus (APP) por providências não tomadas para denunciar a corrupção no instituto?

Blog  | Bruno Merlin
Liquidação do Portus e privatizações são temas de encontro com Rodrigo Maia em Brasília

Essas Associações dos Participantes do Portus têm seu paradigma na de Santos. Criadas para promover a apuração dos desvios do Portus, destacam-se mais como local de reunião social e de festas. Na apuração dos rombos do instituto, não se viu nelas a objetividade dos similares, Petros, Funcef, Previ e Valia, que, através da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, foram apuradas corrupções e o assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, e mais 28 pessoas viraram réus por prejuízo aos fundos de pensão.

Especial | Redação 
Assinado acordo de reconstrução do Portus

Famosos, como o ex-deputado federal e ex-presidiário Valdemar da Costa Neto, andaram palpitando em bons negócios do instituto. Um inquérito isento, profundo e rigoroso deve abranger também a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para explicar, com máxima clareza para que todos entendam, o prejuízo do fundo Portus, que as autoridades de plantão, posando de salvadores da pátria, agora estão espetando na complementação da aposentadoria dos portuários.

Leia também
Bolsonaro, Maia, Moro: irregularidades no Portus precisam ser investigadas

Ao se fazer próxima das questões a respeito do Porto de Santos, cabe à deputada Rosana Valle (PSB), como membra da comissão de portos, mobilizar esforços para abertura de investigação parlamentar sobre o déficit do Portus, que desacata a matemática atuarial e mete a mão no bolso do portuário. Em vez de aplaudir esse acordo injusto

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto