Quinta, 21 Novembro 2024
  • A locomotiva a vapor - parte 2

    Sílvio dos Santos

    Após os primeiros experimentos ficou comprovado que as rodas da locomotiva patinavam sobre os trilhos, principalmente em rampas ascendentes, as subidas. Apesar do grande esforço das máquinas, estas não conseguiam mover o trem adequadamente

  • A navegação no Rio São Lourenço - Dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico (2)

    Durante a colonização, os Grandes Lagos e seus rios eram os únicos meios práticos para o transporte de pessoas e de cargas. Embarcações do centro da América do Norte foram capazes de chegar ao Oceano Atlântico a partir dos Grandes Lagos, quando o canal de Erie foi aberto em 1825

  • A navegação no Rio São Lourenço dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico

    Os Grandes Lagos e o Rio São Lourenço sempre foram importantes eixos de transporte para a economia da América do Norte mesmo antes dos Estados Unidos e do Canadá terem se tornado nações independentes

  • As cidades e seus rios: pelo resgate da riqueza fluvial

    Em São Paulo, não eram apenas a mobilidade e o comércio que aconteciam nas margens do Rio Tietê, mas também recreação, socialização e esporte. O rio apresentava vasta área fluvial, margeada por bosques e águas límpidas

  • Evolução Histórica do Transporte de Carga

    O transporte de carga é a atividade que permite a circulação de mercadoria de um ponto a outro de um território. Sua evolução ocorreu junto com a da humanidade. A cada evolução da sociedade, ciência, tecnologia e economia os meios de transporte foram modificados e adaptados para serem mais modernos e eficiente.

    Acompanhe essa evolução através da tempo e aprenda mais sobre o transporte de carga.

  • Ferrovias brasileiras: conheça os fatos históricos mais curiosos

    A primeira ferrovia no Brasil foi inaugurada em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II e possuía uma extensão de 14,5 km, conhecida como Estrada de Ferro de Mauá. Ao longo dos anos as ferrovias passaram por várias expansões e também sofreram com o abandono e esquecimento. O transporte ferroviário é um dos mais utilizados no Brasil e no mundo, e conhecer a sua história é essencial. Leia tudo sobre a história das ferrovias brasileiras e fique por dentro do assunto.

  • História da locomotiva a vapor

    Sílvio dos Santos

    Um dos primeiros precursores da locomotiva a vapor foi o veículo autopropulsor idealizado em Pequim, no ano de 1681, pelo jesuíta francês Ferdinand Verbiest. Em 1769, Joseph Cugnot, militar francês, construiu em Paris um veículo a vapor destinado ao transporte de munição. O aparecimento da locomotiva, e com ela o das vias férreas, está associado tradicionalmente ao nome do engenheiro inglês Richard Trevithick

  • História do Porto de Salvador e a primeira atracação: navio a vapor Canavieiras

    Embora Salvador tenha recebido diversas embarcações desde 1501, ano do registro da descoberta da Baía de Todos os Santos, a primeira atracação no local onde hoje conhecemos como Porto de Salvador, no trecho denominado Cais da Alfândega, aconteceu em 17 de julho de 1991, em manobra com o navio a vapor Canavieiras. A embarcação era propriedade da Companhia Bahiana de Navegação, inicialmente fundada por investidores ingleses em 1836 e posteriormente adquirida pelo governo baiano em 1905

  • Histórico do famoso Parque Balneário Hotel em Santos

    1908 – Em construção acanhada, pertencia a Alberto Fomm e Elisa Poli, oferecendo, na época, todas as comodidades de hospedagem.

  • Hotel Atlântico, a pérola santista

    O Hotel Atlântico é uma das jóias raras da cidade de Santos, no litoral paulista. Teve sua construção iniciada em 1908 e foi inaugurado em 1922. Sua construção neoclássica impressiona a todos que passam pelo cruzamento das avenidas Presidente Wilson e Ana Costa. O glamour do período de 91 anos também faz parte do dia-a-dia do Hotel. Segundo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanessa Rodrigues Alvarez, o empreendimento, em 1923, possuía 150 quartos, salões de festas, chás e refeições, este com chão de mármore branco e negro. As refeições eram realizadas ao som de piano.

  • Lembranças da Cidade de Santos

    Muitas vezes ouvimos falar que o Porto e a Cidade de Santos estão intimamente ligados - o que é uma grande verdade, por razões óbvias.

  • Logística - o que é, evolução e atuação profissional

    Entender o que é logística pode parecer complexo num primeiro momento, mas ele está mais próximo da nossa rotina do que imaginamos.

  • Mar Mediterrâneo

    Há locais em que encontramos ventos fortes e mar agitado ao atravessarmos o Golfo dos Leões motivado pelas baixas pressões do Atlântico Norte que atravessam o território francês, quando se navega de Barcelona para Marselha ou vice-versa. Normalmente estes maus tempos acontecem no inverno

  • Navios frigoríficos

    Caros leitores, hoje falarei dos navios frigoríficos, embarcações para mercadorias que necessitam de baixas temperaturas para sua conservação, nos quais eu fui embarcado.

  • O glamouroso Parque Balneário

    Três foram as razões que me impeliram a escrever novamente sobre o magistral Parque Balneário Hotel. A primeira foi a solicitação de Eduardo Pappacena Carneiro, proprietário da tradicional loja de artigos masculinos Ao Camiseiro, para ver uma imagem do antigo Parque Balneário (veja), visto do lado praia, ou melhor dizendo da Av. Vicente de Carvalho. A segunda foi a ideia da amiga e jornalista Viviane Pereira, autora de várias obras, propondo o relançamento do livro Memórias da Hotelaria Santista, lançado em 1997, juntamente com a jornalista Helena Maria Gomes. Por fim a terceira, que foi ao ler recentemente, o belo e nostálgico artigo Parque Balneário, o Hotel dos Sonhos, de autoria do conhecido jornalista Luiz Gonzaga Alca de Sant´Anna, na excelente revista Depois da Cena, que é um autêntico espaço cultural do jornal A Tribuna.

  • Pai de Lula morreu como indigente

    Aristides Inácio da Silva trabalhou no Porto de Santos durante mais de duas décadas. De origem pernambucana, ele seria somente mais um esquecido trabalhador que carregou sacas de café pelos armazéns do Cais caso um dos seus filhos – calcula-se que Aristides deixou mais de 25 espalhados pelo país – não se tornasse uma figura ilustre no meio sindical e político do Brasil

  • Porto de Florianópolis

    Neste artigo abordamos a influência da navegação de cabotagem na ocupação da Ilha de Santa Catarina.

  • Porto de Hamburgo

    O Porto de Hamburgo está localizado no rio Elba, na Alemanha, a cerca de 100 km da foz no mar do Norte. É chamdo de "Porta para o Mundo" na Alemanha, bem como o maior do país. Em termos de TEU's movimentados, o porto de Hamburgo é o terceiro mais movimentado da Europa e um dos 15 maiores do mundo.

  • Porto de Nantes e Saint-Nazaire

    Porto desde o Império Romano, Nantes torna-se um porto importante no século XIV, quando o sal e o tecido eram seus produtos mais movimentados. Entretanto, Nantes só expandiu suas atividades marítimas a partir do século XVI, que atingiram o apogeu no século XVIII

  • Porto de Navegantes

    O Porto de Navegantes é um porto privado, brasileiro localizado na foz do Rio Itajaí, no município de Navegantes, no estado do Santa Catarina. A empresa administradora do porto é a Portonave SA - Terminais Portuários de Navegantes.

topo oms2


 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome