O Parque Balneário Hotel é um dos empreendimentos mais famosos da cidade de Santos. Sua edificação possui muita história e tem intrínseca relação ao desenvolvimento do litoral paulista. O histórico abaixo conta em detalhes quase tudo sobre um dos maiores ícones da cidade de Santos.

1908 – Em construção acanhada, pertencia a Alberto Fomm e Elisa Poli, oferecendo, na época, todas as comodidades de hospedagem.

1912 – A Cia. Economizadora Paulista, dirigida por Júlio Conceição, adquire o hotel por 1200$000 (um conto e duzentos mil réis) e logo a seguir manda demolir o velho edifício surgindo outro, imponente, que se completou em outra etapas.

1914 – Assume a direção do hotel João Fracarolli, integrando-se à sociedade, Henrique Fracarolli, Aldo Fracarolli (gerente), José Fracarolli Sobrinho e Alberto Fracarolli.

1922 – Construção da ala paralela à Rua Carlos Afonseca.

1926 – Levantamento do bloco voltado para a Av. Ana Costa, cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi prestigiada com a presença dos srs. Washington Luiz e do presidente do Estado, Carlos de Campos.

1928 – Levantado o torreão onde ficaram instaladas a portaria e a recepção, completando o edifício que tinha a forma de “L”.

1931 – Surge, no PBH, uma das primeiras agências de turismo do Estado de S. Paulo: Agência de Turismo Santos Ltda., vinculada à Bence Tourist Co., de Nova Iorque, estabelecendo no estado de São Paulo a modalidade de turismo dirigido. Ainda nessa década foram fundados nas dependências do hotel o Tênis Clube de Santos e o Bridge Clube de santos.

1966 – O Parque Balneário Hotel é vendido ao Santos Futebol Clube, por BC$ 6.000.000,00, onde instalou sua sede social mantendo-o ainda como hotel.

09-10-1972 – Dirimidos os problemas entre a família Francarolli e o Santos Futebol Clube, o PBH foi comprado por um grupo financeiro santista dirigido pelo sr. Cláudio Doneux, então titular da Metromar Engenharia e Comércio Ltda.; sendo celebrado instrumento particular de compra pelo valor de Cr$ 16.761.000,00.

25-01-1996 – O Parque Balneário Hotel é adquirido pelo grupo Mendes Hotéis Turismo Adm. Ltda, que o transformou num "Super Cinco Estrelas".

Notas 
Conforme o Livro de Registro (já desaparecido) dos antigos PBH, eis, entre outras, as personalidades que se hospedaram ou foram homenageadas: Conde D’ Eu (Luis Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans) e sua esposa Exma. Sra. Isabel Cristina de Bragança, membros da família imperial, rei Alberto da Bélgica, príncipe Aimoni, gen. Agustin Justo, Gabriel Terra, aviador De Pinedo, aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, escritor Blasco Ibanês, presidentes da república: Afonso Pena, Venceslau Brás, Epitácio Pessoa, Washington Luiz, Júlio Prestes (eleito presidente da República, não chegou a tomar posse em virtude da Revolução de 1930), Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Presidentes do Estado de S. Paulo: Altino Arantes e Carlos de Campos, governadores Armando de Sales Oliveira e Adhemar de Barros, Pedro de Toledo, interventor federal em S. Paulo. Gen Craveiros Lopes, General Mark Clark – comandante do V Exército dos Estados Unidos, do qual ficou susbordinada a FEB, e muitos outros.

O Parque Balneário Hotel, a nível de hotelaria, ganhou renome, tornando-se famoso no Brasil e até no exterior, distinguindo-o como estabelicimento hoteleiro de primeira linha, acolhendo as mais destacadas personalidades nacionais e estrangeiras, fazendo turismo dirigido e promovendo a cidade de Santos, ao invés de ser por ela promovido.

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s