Caros leitores,
Neste artigo, iremos conhecer o Canal do Norte, que permitiu a ligação de Paris, no Rio Sena, à região dos flandres na Bélgica e a vizinha Holanda.
A ligação fluvial do Rio Oise, afluente do Rio Sena, à região dos flandres na Bélgica, planejada no início do século XX, era importante para os países do norte da Europa, pois permitiria a ligação de Paris aos principais portos da região: Dunquerque, Zeebruge, Gand, Antuérpia, Rotterdam e Amsterdam. Obra estratégica foi interrompida durante as guerras mundiais, e contou inclusive com a participação de engenheiros militares do Canadá. Finalmente o canal foi aberto ao tráfego fluvial em 1965.
O relevo suave dessa região permitiu uma construção menos onerosa do que os canais construídos em outros recantos da França. Com 93 quilômetros de extensão, 2 túneis canal, possui 19 eclusas de 91,0 m x 5,7 m, que permitem a passagem simultânea de 2 embarcações gabarito freycinet ou uma embarcação de gabarito maior, com 90 m de comprimento, denominada “canal du nord”. Para a profundidade de 2,2 m essa embarcação tem a capacidade de 750 toneladas.
Apesar de atravessar uma região com relevo suave, a obra do canal exigiu a construção de túneis canal e também de grandes cortes, os quais requereram grande movimentação de terra.
O túnel de Ruyaulcourt, devido ao seu longo comprimento, 4354 m, está equipado com um sistema de touage elétrico, isto é, uma embarcação que traciona um comboio de embarcações, evitando dessa maneira a emissão de gases dentro do túnel, que ocorreria caso as embarcações utilizassem seus próprios motores.
Na última década, com a unificação da Comunidade Européia, o intercambio de mercadorias entre os países membros aumentou significativamente e a idéia de um novo canal fluvial, ligando o Rio Sena ao norte da Europa, está se tornando realidade.
Projetado com características modernas, o novo canal terá 105 km de extensão e profundidade de 4,5 m que irá permitir o tráfego de comboios fluviais de até 4.400 toneladas. O projeto básico prevê de 6 a 10 eclusas com comprimento de 190 m e largura mínima de 12 m, que darão ao canal uma capacidade anual de transportar mais de 30 milhões de toneladas.
Previsto com uma largura de 100 a 150 m, o canal permitirá o cruzamento de embarcações, além de dispor de altura suficiente para o transporte de até 3 contêineres sobre as embarcações. É a hidrovia se moderniza adaptando-se aos novos conceitos logísticos.
Referências bibliográficas:
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http://www.vnf.fr/sne