Caros leitores,
Neste artigo, iremos conhecer o canal do Rio Marne ao Rio Reno, que permitiu a ligação de Paris, no Rio Sena, ao porto de Strasbourg, no Rio Reno, na divisa com a Alemanha.
A ligação fluvial do Rio Marne, afluente do Rio Sena, ao Rio Reno, construída durante o império de Napoleão Bonaparte, no início dos anos 1800, foi estratégica por permitir que o exército da França atingisse a Alemanha e o Mar do Norte, Holanda e Dinamarca, sem navegar pelo Canal da Mancha, sitiado pelos ingleses.
Desde essa época a região da Alsácia e da Lorena era importante para a política geo-econômica da Europa, tendo havido uma alternância de posse do território entre franceses e germânicos até a 2ª Guerra Mundial.
O Canal do Marne ao Reno tem 289 quilômetros de extensão, é transposto por 127 eclusas de gabarito freycinet, para embarcações de 38,5 m de comprimento por 5,05 m de largura, carregando até 400 toneladas de carga. A profundidade do canal é de 1,80 m.
Para ultrapassar as montanhas de Vosges, a ligação fluvial dispõe de do túnel canal de Gondrexange com 2.600 m de comprimento, além do plano inclinado de Arzviller, que substituiu uma seqüência de 17 eclusas, na sua inauguração em 1969.
Trechos do antigo canal ainda existem, mas não são utilizados pela navegação, pois as instalações e eclusas estão abandonadas. As antigas residências dos guardiões das eclusas ainda resistem ao tempo e algumas são utilizadas como casa de campo.
O canal do Marne ao Reno ligou cidades importantes como Strasbourg, Nancy, Chalons sur Marne e Paris e o tráfego fluvial era composto por cereais, madeira, vinho e cerveja.
Modernizado após a 1ª Guerra Mundial, o Canal do Marne ao Reno teve halage ferroviária, a qual substituiu a tração animal, utilizando pequenas locomotivas.
Como em todos os canais de navegação fluvial o fluxo de turistas é importante, principalmente entre o Rio Reno e os Vosges, em função do plano inclinado de Arzviller, uma atração para os passageiros das embarcações de recreio.
Referências bibliográficas:
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http://www.waterways.cc/land.php?land_id=25&language=2
http://www.waterways.cc/kanal.php?land_id=2&kanal_id=67&language=2