Nossa coluna conversou com Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos. Confira:
Neste artigo, iremos conhecer o canal do Rio Marne ao Rio Reno, que permitiu a ligação de Paris, no Rio Sena, ao porto de Strasbourg, no Rio Reno, na divisa com a Alemanha.
Ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em túneis hoje. No momento em que a Dinamarca acaba de anunciar que iniciará as obras do maior túnel submerso do mundo, o engenheiro Tarcísio Barreto Celestino desmitifica o discurso de que na Baixada Santista a construção de uma ponte tem menor custo do que construir um túnel.
Pontes existem desde a pré-história, naturais ou improvisadas pela necessidade de transpor barreiras.
Hoje o diálogo sobre o projeto da ponte que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) se dá em vários âmbitos. O primeiro deles é estadual e envolve a Ecovias e o Governo do Estado – especificamente a agência reguladora de transportes (Artesp) e a Secretaria de Logística e Transporte.
Neste artigo, iremos conhecer as obras que permitiram que a rede hidroviária francesa inter/igasse bacias hidrográficas distintas: o túnel-canal e a ponte-canal.