Mesmo diante do cenário de crise, que fez minguar em 15% a movimentação de cargas do Tecon Suape no primeiro semestre de 2009, o grupo filipino International Container Terminal Sevice Inc (ICTSI) vai manter seu plano de investimentos para o Brasil, que prevê o desembolso de US$ 40 milhões, nos próximos dois anos, para deixar o terminal com capacidade para movimentar um volume de 1 milhão de contêineres por ano. O anúncio foi feito ontem, durante a visita da presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, que inaugurou o novo pátio de armazenagem de contêineres do Tecon, numa solenidade que contou com a presença do governador Eduardo Campos, de secretários de Estado, ministros e de cônsules de sete países.
A empresa brasileira Bandeirantes recomeçou nessa quarta-feira a dragagem do canal de acesso aos portos instalados na foz do Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte.Nos próximos 20 dias, a draga Copacabana vai permanecer mobilizada na retirada dos últimos sedimentos trazidos pela enchente de novembro do ano passado ao ponto do rio utilizado por embarcações de grande porte.O serviço da Bandeirante vai custar R$ 4 milhões, pagos pelos dois maiores terminais privados do complexo portuário, o Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), e a Portonave — Terminais Portuários de Navegantes S/A, administradora do Porto de Navegantes.De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, a remoção de cerca de 300 mil metros cúbicos de areia, próximo à barra do Rio Itajaí-Açu, permitirá que os portos voltem a movimentar, em média, 800 contêineres por navio atracado. Após a enchente, a média, no período mais produtivo, foi de 400 contêineres por atracação. — Com a conclusão da dragagem, o início das operações do berço 1, programada para esta semana, e a chegada de dois guindastes tipo portêiner para o Teconvi, ainda este mês, o Porto de Itajaí já deverá operar com capacidade igual à anterior à enchente — explicou o superintendente. Ayres dos Santos ponderou, no entanto, que a crise econômica mundial pode impedir a equiparação da movimentação com o mesmo período do ano passado no complexo portuário — que engloba os portos de Itajaí e Navegantes. Conforme o superintendente, o pagamento da dragagem pelos terminais privados não refletirá nos valores das tarifas portuárias, visto que o benefício da obra deverá compensar rapidamente o investimento. A contratação do Consórcio Draga Brasil, que iniciou a dragagem do canal portuário com dragas chinesas, foi descartada pela necessidade de uma draga mais potente, que demoraria muito mais do que a da empresa brasileira para chegar a Itajaí. — A urgência para iniciarmos a obra foi o ponto determinante para a contratação de uma empresa — disse Ayres dos Santos. O Porto informou que a draga Copacabana, com capacidade de armazenamento de 5 mil metros cúbicos, será operada 24 horas por dia, sete dias por semana. A embarcação veio do Rio de Janeiro.
Partindo pela primeira vez para a realização de operação-padrão e retrancando o andamento dos processos de concessão de benefícios previdenciários, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocupam hoje lugar de destaque na realização de greves, atingindo em cheio a população que tanto precisa dos serviços. Um levantamento feito pelo próprio Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco (Sindsprev), a pedido da reportagem, apontou que de 2000 até hoje foram 323 dias parados no Estado. Um novo movimento com paralisação total das atividades deve ser votado na assembleia do próximo dia 22, quando a categoria se reune para avaliar os rumos da mobilização atual.
O argumento do Governo de São Paulo para descartar o túnel como ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos, ou seja, que esta opção custaria cinco vezes mais do que a ponte estaiada, não procede, segundo especialistas em engenharia e geologia. Para eles, exemplos internacionais apontam que os custos de construção de ambos os tipos de soluções técnicas são compatíveis.
A Petrobras realiza, no dia 16 de junho às 8h30, a inauguração do Simulador de Operação de Guindastes Offshore, na sede do Senai em Macaé. Pioneiro na América Latina, o simulador é um projeto desenvolvido totalmente no Brasil pela Petrobras e inserido no Fórum Regional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás) na Bacia de Campos.