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Em 14 de agosto de 1872, o Governo Federal, concedeu aos particulares José Gonçalves Pecego Júnior, Pedro Aloys Sherer e José Maria da Silva Lemos, o direito de construção e exploração do porto de Paranaguá, na época, antigo ancoradouro. A concessão ocorreu por meio de decreto.

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A denominação "Rio Grande" vem do fato de, dois séculos atrás, os navegantes que se dirigiam à Colônia do Sacramento entenderem que a embocadura da Lagoa dos Patos fosse a foz de um grande rio. O primeiro registro de transposição da Barra do Rio Grande é de 1737, quando o Brigadeiro José da Silva Paes chegou para iniciar o povoamento desta região que passou a ser conhecida como Rio Grande de São Pedro ou São Pedro do Rio Grande, e construiu a fortificação de madeira denominada de Forte Jesus Maria José. Segundo historiadores, muitos que visitavam a região não acreditavam no seu desenvolvimento, ou mesmo que viesse a se constituir uma cidade aqui, devido às condições naturais pouco favoráveis.

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Ao tomar conhecimento, em 1803, de que o presidente Thomas Jefferson acelerava os negócios com Napoleão Bonaparte para a aquisição do território da Lousiana, DeWitt Clinton, o prefeito de Nova York entrou em ação. Clinton, filho de um ex-governador, um mandão, um grandalhão de 1,90 m que facilmente era tomado de furores, percebeu de imediato as conseqüências negativas que aquilo poderia trazer para a sua cidade. Desde os metade do século XVII, Nova York se transformara num dos portões da América. O estuário do rio Hudson, de fácil navegação, a proteção que a ilha de Mannhattan dava ao barco desejoso de lançar ferros, a posição estratégica da cidade - a meio-caminho entre a Nova Inglaterra, ao norte, e a rica Virgínia do tabaco, ao sul, fizera dela o local ideal para quem vinha tentar a sorte no Novo Mundo.

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