Notícias do dia

Estão abertas as inscrições para as “Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia” oferecidas pelo Instituto Sergio Motta, em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, e viabilizado por meio do Google Fund of Tides Foundation.

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A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) pode tomar uma decisão final nesta semana em relação a uma investigação antitruste contra o Google, noticiou o Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto. O Google foi acusado de colocar seus próprios produtos no alto de resultados de buscas e de dar aos seus concorrentes uma posição mais baixa. A companhia negou repetidamente qualquer irregularidade. O jornal disse que a FTC estava perto de concluir a investigação sobre as práticas de pesquisa do Google quando a empresa se ofereceu para fazer mudanças semelhantes às do acordo sobre patentes após comprar a Motorola Mobility. Google e FTC não estavam disponíveis para comentar o assunto.

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Laerte Braga é ativista da comunicação na internet desde antes da explosão das redes sociais e da blogosfera. Formado em filosofia, jornalista e analista político, o blogueiro juizforano acompanha com atenção e comenta quase diariamente as revelações, pelo coletivo Wikileaks, dos segredos das potências hegemônicas - principalmente os EUA - e seus perigosos laços em várias partes do mundo, inclusive na América Latina.

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"Quero dar parabéns ao Rio de Janeiro pela mais moderna concepção de transporte coletivo urbano, que é a integração entre os modais e destacar a importância do Bilhete Único", disse a presidente, lembrando que nos anos 80 e 90 os governos não investiam na construção de metrô por achar que se tratava de um transporte de país rico e que no Brasil só privilegiavam os ônibus. "Estamos correndo atrás do prejuízo e tratando de resolver esse problema de mobilidade antes que ele fique dificílimo de resolver."

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Na segunda-feira (06/12), das 8h30 às 12h, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) promove em seu Plenário um debate sobre o Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020) com foco nos modais hidroviário e ferroviário.A mesa redonda, que terá a participação de profissionais da ALL-America Latina Logística, da Ferroeste e do Banco de Ideias do IEP-PR, analisará as divergências técnicas referentes à questão ferroviária no Paraná, avaliando o que pode ser projetado para o futuro. “Por enquanto temos o levantamento das necessidades mais diversas, mas a proposta da reunião é chegar a um termo mais técnico para futuramente formular projetos direcionados a estas demandas”, explica o engenheiro civil Paulo Nascimento, coordenador do GT Transporte do CREA-PR.PELT 2020 – diagnóstico das deficiências do transporte no EstadoO PELT 2020 é um diagnóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas, cujo planejamento deve buscar ações imediatas para solucionar as deficiências nos modais de transporte. O material foi desenvolvido em conjunto pelo CREA-PR, FIEP-PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot - PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e entregue em mãos ao governador eleito, engenheiro civil Beto Richa.“O setor de transportes é fundamental para a busca do desenvolvimento econômico que, por sua vez, trará o definitivo bem estar social”, diz o secretário dos Transportes e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes, engenheiro civil Mario Cesar Stamm Júnior, coordenador do PELT 2020. “A integração com entidades que contam com profissionais com expertise em produção, circulação de produtos e obras dá à sociedade o aval técnico para os projetos necessários e os dirigentes públicos e privados cumprirão o papel de agentes indutores do desenvolvimento”.Segundo o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, o PELT 2020 apresenta uma visão sistêmica, avaliando o que está proposto hoje na área de infraestrutura com um olhar voltado ao futuro. “Este completo levantamento efetuado com metodologia traz um panorama dos gargalos que o Estado possui nesta área e investimentos necessários pensando no Paraná de 2020”, fala.

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