Sexta, 24 Janeiro 2025

Notícias do dia

SÃO PAULO - Nos próximos dias, a montadora Chery, maior marca de automóveis chinesa, se instala oficialmente no Brasil. O que deve significar o aumento da competição dentro do mercado automotivo brasileiro, com outras montadoras chinesas chegando ao País, também trazendo mudanças para o setor por aqui.Para a sua consolidação, a chinesa Chery importará o utilitário esportivo Tiggo do Uruguai. Esse é o primeiro movimento da montadora que, de olho no crescimento do mercado brasileiro, já anunciou a instalação de sua sede em Salto (SP).A produção local também já está sendo estudada e o investimento poderá chegar a US$ 700 milhões no País. "As nossas expectativas são as melhores possíveis. Esse é um mercado que está tendo recorde sobre recorde em vendas de carros. O mercado brasileiro está sendo monitorado há dois anos pela Chery", afirmou ao DCI o CEO da Chery do Brasil, Luís Curi.O aporte do Grupo JLJ, controlador da Nutriplus Alimentação e Tecnologia, viabilizou as instalações da Chery no Brasil em Salto onde já funciona a sede do JLJ. Até o final deste ano, a perspectiva da Chery é comercializar 2,5 mil unidades, não só do Tiggo, mas também de outros três modelos que chegarão ao País até o final do ano. Outros automóveis estão previstos para 2010, inclusive carros com a tecnologia flex fuel. "A Chery também quer oferecer um carro completo e todo equipado", disse Curi. O Tiggo deve ser vendido a partir de R$ 49 mil.A estratégia é entrar no mercado com força e, para isso, 50 pontos de revenda estão programados também para 2009. A expectativa, agora, é de quais modelos da marca chinesa terão mais receptividade no Brasil e que deverão ser produzidos localmente. A empresa afirma que é um plano "em um curto prazo", mas também admite que não está definido o local para a sua planta, segundo a assessoria de imprensa da montadora. "Sem dúvida a Chery tem a estratégia de ter muita competitividade com uma planta local, tanto para abastecer localmente quanto a América do Sul. A produção está em estudo e foi criado um comitê para o projeto de fábrica", disse o CEO da montadora. Segundo o executivo, nesse primeiro momento, metade dos modelos que virão ao Brasil serão importados do Uruguai. O restante da própria China.Mudanças"Diante desse novo movimento econômico do mundo, fica para os países em desenvolvimento a grande oportunidade, pois são novos centros de consumo e esse é o motivo da vinda da nova marca ao Brasil", afirmou a professora de Planejamento e Análise Econômica da Fundação Getulio Vargas (FGV), Celina Ramalho.Segundo a professora da FGV, a indústria automobilística brasileira sempre sofreu com os reflexos do panorama econômico mundial e que a chegada de uma nova marca chinesa, querendo instalar sua produção no País, é típico desse novo movimento do globo, com destaque para os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). "Além disso, certamente essa nova marca viu o apoio do Estado ao setor automotivo do País", disse Celina.Já para o consultor da Molicar, Vitor Meizikas, o perfil de compra do consumidor brasileiro é mais um ponto que pode atrair outras marcas chinesas. "Eles estão entrando agressivamente. O mercado brasileiro é propício, já que o consumidor está preocupado com o preço mais baixo", afirmou. Ele explicou que o primeiro momento da chegada de novas montadoras também se estabelece um período de análise, quando o mercado saberá como será o serviço do pós-venda, como reposição de peças e manutenção, e também o preço do veículo no mercado de usados.O consultor também lembrou sobre a entrada nos últimos anos de diversas marcas chinesas no setor de duas rodas, que se aproveitaram dos incentivos da Zona Franca de Manaus e que hoje possuem uma parcela significativa do mercado. "Essa experiência esta sendo levada agora para os automóveis e eles devem ter êxito, já que público quer um carro zero", salientou Meizikas.A entrada das montadoras chinesas deve trazer, ainda, mudanças para as montadoras que já estão instaladas no Brasil, segundo análise de Alexandre Andrade, da Tendências Consultoria. "A concorrência tende a aumentar ainda mais e isso vai obrigar as montadoras a investirem, tanto na melhoria de seus produtos, quanto na produção de carros em segmentos que eles ainda não atuam", disse.De acordo com o consultor, as chinesas têm a intenção de participar com "modelos de entrada". "Eles pretendem oferecer um pacote de opcionais mais completo do que as que já estão aqui", concluiu Alexandre Andrade, lembrando que o aumento da concorrência pode ser benéfica para o consumidor.Dessa forma, a disputa por um espaço no mercado brasileiro não deve parar por aí, e outras montadoras chinesas já demonstraram vontade de abrir horizontes e marcar território em locais em que vislumbram crescimento. O governo do Rio de Janeiro negocia, além da Chery, com outras duas montadoras chinesas a instalação de unidades no norte do Estado.O governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista iniciaram conversas na China com a Build Your Dreams (BYD) e a JAC para unidades produtivas no porto do Açu, complexo industrial do grupo EBX em fase de instalação em São João da Barra, no Norte Fluminense. A BYD poderia construir uma fábrica de carros elétricos no Açu, segundo Cabral. Já a direção da JAC, em especial, comunicou a Cabral o interesse de se instalar no Rio, por meio de uma parceria com a EBX, empresa de Eike.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O juiz federal Fausto Martin De Sanctis abriu nova ação penal contra o banqueiro Daniel Dantas e decretou a liquidação do Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações, medida que deverá ser cumprida "no máximo em 48 horas" pela BNY Mellon Serviços Financeiros Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários "sob pena de responsabilização criminal de seus representantes legais".Condenado em novembro a 10 anos de prisão por corrupção ativa, o sócio fundador do Grupo Opportunity agora é réu por crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro de origem ilícita, gestão fraudulenta de instituição financeira e formação de quadrilha. Farão companhia a Dantas no processo judicial outros 13 denunciados: Verônica Dantas (irmã do banqueiro), Dório Ferman, Itamar Benigno Filho, Danielle Silbergleid, Norberto Tomaz, Eduardo Penido Monteiro, Rodrigo Bhering Andrade, Maria Amália Coutrim, Humberto Braz, Carla Cicco, Guilherme Sodré Martins, Roberto Amaral e William Yu.A ordem judicial representa pesado golpe contra Dantas, alvo maior da Operação Satiagraha, porque atinge em cheio seu patrimônio. O sequestro dos recursos aplicados no fundo já havia sido ordenado em setembro de 2008. Na ocasião, o montante indisponível alcançava R$ 535 milhões em investimentos realizados por 24 cotistas. O BNY terá de proceder "integral venda ou resgate dos ativos que compõem sua carteira" e depositar todo o valor em uma conta da Justiça aberta na Caixa Econômica Federal."O Ministério Público Federal havia pedido o sequestro das contas relacionadas a esse fundo porque houve informação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras no sentido de que havia indícios de lavagem", declarou o procurador Rodrigo de Grandis, acusador de Dantas. "A decisão judicial tem por finalidade resguardar o interesse econômico dos cotistas, é uma forma de preservar o valor dessas cotas contra variações cambiais."A meta de De Sanctis é que sua decisão tenha reflexo nos Estados Unidos, que congelaram US$ 450 milhões do Opportunity. Para manter o bloqueio, as autoridades americanas têm exigido do Brasil provas cabais contra Dantas. De Sanctis mandou cópia de sua sentença aos EUA por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça.O juiz mandou a Polícia Federal abrir três novos inquéritos: para apurar crimes financeiros na aquisição do controle acionário da BrT pela Oi; investigar evasão de divisas praticadas por cotistas brasileiros do Opportunity Fund, em Cayman; e para aprofundar a suposta participação do ex-deputado Luís Eduardo Greenhalgh (PT-SP)e Carlos Rodenburg, que comanda o braço agropecuário do grupo. "Não há nada em minha atuação como advogado do Opportunity que possa me macular", reagiu Greenhalgh. "Atuei na defesa de meu cliente nos estritos marcos da legalidade e da ética."Ao mandar liquidar o fundo brasileiro, o juiz considerou "a necessidade de se resguardar o valor aquisitivo dos ativos sequestrados e de evitar dispêndio com sua administração e despesas de manutenção e condominiais". Assinalou que sua decisão "encontra paralelo no instituto da venda antecipada, na modalidade de leilão beneficente". Destacou o "sério risco de depreciação do valor econômico de tais ativos".Segundo De Sanctis, que já condenou Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa, a liquidação é respaldada na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro. "Este juízo busca não somente a preservação do interesse público, mas também como forma de atender ao interesse dos acusados em geral, que poderão, em caso de absolvição, receber o valor correspondente, corrigido."Para o juiz, "não é recomendável que os acusados por supostas práticas de delitos financeiros, notadamente de gestão fraudulenta, continuem a proceder à gestão do fundo".

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, é um dos palestrantes do I Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, que começa nesta quarta-feira (22), em Foz do Iguaçu. O evento integra a 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, um dos encontros mais importantes do mundo nos setores portuário e ambiental, que está sendo promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Porto de Paranaguá (Appa).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A Iceport – Terminal Frigorífico de Navegantes S/A foi habilitada para armazenar e exportar carnes congeladas que têm como destino a Europa. A portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entra em vigor no dia 23 de julho. A União Europeia é o maior importador de carne brasileira em valor. O controle do mercado europeu é um dos mais rígidos do mundo e realiza uma série de inspeções até habilitar a comercialização desses produtos. Em menos de seis meses de atuação, a Iceport, um dos armazéns de congelados mais modernos da América Latina, já comprova a tecnologia e o atendimento às normas sanitárias impostos pela UE.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
As mudanças nos planos coletivos foram determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e valerão a partir de 15 de agosto. Entre as principais mudanças estão a proibição de mais de um reajuste anual para contratos empresariais e por adesão e também a obrigatoriedade de aviso prévio de 60 dias na rescisão do plano, o que antes poderia ocorrer a qualquer momento, independentemente do conhecimento da outra parte. Os coletivos dominam 72,4% do mercado brasileiro, de 52 milhões de usuários. Em Pernambuco, são 687 mil contratos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!