Sexta, 24 Janeiro 2025

A empresa brasileira Bandeirantes recomeçou nessa quarta-feira a dragagem do canal de acesso aos portos instalados na foz do Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte.

Nos próximos 20 dias, a draga Copacabana vai permanecer mobilizada na retirada dos últimos sedimentos trazidos pela enchente de novembro do ano passado ao ponto do rio utilizado por embarcações de grande porte.

O serviço da Bandeirante vai custar R$ 4 milhões, pagos pelos dois maiores terminais privados do complexo portuário, o Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), e a Portonave — Terminais Portuários de Navegantes S/A, administradora do Porto de Navegantes.

De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, a remoção de cerca de 300 mil metros cúbicos de areia, próximo à barra do Rio Itajaí-Açu, permitirá que os portos voltem a movimentar, em média, 800 contêineres por navio atracado. Após a enchente, a média, no período mais produtivo, foi de 400 contêineres por atracação. 

— Com a conclusão da dragagem, o início das operações do berço 1, programada para esta semana, e a chegada de dois guindastes tipo portêiner para o Teconvi, ainda este mês, o Porto de Itajaí já deverá operar com capacidade igual à anterior à enchente — explicou o superintendente.

Ayres dos Santos ponderou, no entanto, que a crise econômica mundial pode impedir a equiparação da movimentação com o mesmo período do ano passado no complexo portuário — que engloba os portos de Itajaí e Navegantes.

Conforme o superintendente, o pagamento da dragagem pelos terminais privados não refletirá nos valores das tarifas portuárias, visto que o benefício da obra deverá compensar rapidamente o investimento.

A contratação do Consórcio Draga Brasil, que iniciou a dragagem do canal portuário com dragas chinesas, foi descartada pela necessidade de uma draga mais potente, que demoraria muito mais do que a da empresa brasileira para chegar a Itajaí. 

— A urgência para iniciarmos a obra foi o ponto determinante para a contratação de uma empresa — disse Ayres dos Santos.

O Porto informou que a draga Copacabana, com capacidade de armazenamento de 5 mil metros cúbicos, será operada 24 horas por dia, sete dias por semana. A embarcação veio do Rio de Janeiro.

Fonte: A Notícia

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