BELO HORIZONTE - Três operários morreram e três ficaram feridos em um acidente que aconteceu na manhã desta quinta-feira na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), unidade que fica em Congonhas, a 90 km de Belo Horizonte.
Em entrevista ao Jornal da Unicamp, o economista Ricardo Carneiro faz um balanço do estado das artes da crise econômica mundial. Para o professor do Instituto de Economia da Unicamp, o fato de estar havendo uma leve recuperação da renda e do emprego nos países avançados e nos periféricos não significa muito diante da profundidade da crise. "A grande diferença que marca o desenrolar da crise atual ante a crise de 1929 é a forma e intensidade da ação do Estado. Em 1929 houve uma espécie de omissão do Estado – por meio das suas principais agências econômicas, o Banco Central e o Tesouro", avalia.
A licença de instalação do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina foi concedida na última segunda-feira. No entanto, não há data prevista para o início das obras desse trecho da ferrovia, que tem uma extensão de 522 quilômetros. “Somente depois que contratarmos as construtoras que farão o serviço, teremos o dia do início das obras”, disse o diretor de implantação da Transnordestina Logística, Antonio Carlos Jammal. A Transnordestina substituiu a antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).
Para o coordenador técnico do estudo e responsável pelo desenvolvimento de conteúdo da FGV Projetos, Fernando Garcia, a projeção leva em conta um cenário de menor crescimento econômico mundial e estabilização da demanda por alimentos e matérias-primas nos países ricos. “O crescimento do consumo vai ser puxado pelos países em desenvolvimento, embora os países ricos continuem representativos.”
2010 deverá ser um ano promissor para a indústria brasileira de pneus. A curva descendente que ocupou as planilhas dos executivos do setor, nos últimos anos, deverá ser finalmente revertida, tomando um caminho ascendente.