Dia a Dia
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A dragagem – processo de remoção de sedimentos e materiais do fundo dos cursos d’água – é fundamental para garantir a operação contínua e segura dos portos. Com o aumento do calado operacional dos navios, a necessidade de aprofundamento dos canais de navegação e dos berços de atracação torna-se essencial para fortalecer a competitividade dos portos brasileiros.
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“Quero um porto com capacidade para atracarem ‘x’ navios, que transportem ‘y’ mil conteineres cada um...” — “Pois não, caro cliente, é pra já! Fulano, pega lá no estoque um porto no capricho, que o cliente tem pressa!”.
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A infraestrutura de transporte é o alicerce de uma economia robusta, especialmente em um cenário de crescente globalização e expansão comercial. Nesse contexto, o desenvolvimento da infraestrutura portuária torna-se peça-chave para facilitar o fluxo eficiente de pessoas e cargas, impulsionando o crescimento econômico. Portos e seus acessos que operam de forma ineficiente dificultam a competitividade, elevam os custos logísticos e limitam o potencial de expansão do comércio exterior brasileiro.
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É a situação do transporte rodoviário de cargas, vulgo TRC. Retratada pela CNT, é “por fora bela viola”: uma paisagem nacional cor de rosa, com nuvenzinhas que teimam em permanecer (mas nada lá muito preocupante)
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Um planejamento portuário eficiente estabelece estratégias e diretrizes de médio e longo prazo, visando garantir o sucesso e a competitividade de um porto em constante evolução.