A Amazônia é essencial para a vida no planeta
Consequência cartesiana do projeto Arco Norte, o Brasil redescobre o seu Norte. Vítima das ações sem projeto consistente, a Amazônia tem sido ameaçada e provocado reações mundiais. Providência efetiva foi tomada, com a iniciativa do vice-presidente Hamilton Mourão de assumir a presidência do Conselho Nacional da Amazônia Legal e dar posse a mais 19 militares. Área que o Exército Brasileiro conhece melhor do que ninguém no planeta.
Da Redação
* Um ministro raso para tratar da Amazônia
Alinhando-se às iniciativas como a dos bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, Portogente lança um programa na internet de cooperação com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio da integração de três fatores: Produção/social; Tecnologia e Arco Norte/logística. Assim, fazer parte de um processo de inovação cultural. A região tem peculiaridades que a posicionam favoravelmente para uma nova era de pujança e abundância soberanas. Sua biodiversidade é preciosa e essencial à vida no planeta.
Especial | Vera Gasparetto
* Entrevista - Amazônia garante estabilidade climática para agropecuária
A região amazônica abrange a maior bacia hidrográfica do planeta e tem uma rede de 25 mil quilômetros de rios navegáveis. Sua área, com mais de 5 milhões de km², corresponde à soma de sete países, incluindo a Grã-Bretanha. Essa extensão toda tem uma população de 23,55 milhões de habitantes, correspondente a duas vezes a da cidade de São Paulo. O potencial que se vislumbra dessa floresta única é muito aquém das possibilidades, como constatado por recente excursão de pesquisadores de universidades brasileiras.
Especial | Vera Gasparetto
* Como sofreremos com a perda da Amazônia
Trata-se de uma campanha apoiadora de rupturas e recombinações de disposições empresariais e governamentais para explorar novas oportunidades organizacionais e tecnológicas para reinventar o futuro Brasil. O extrativismo e o manejo integrando a base econômica da Amazônia, com visão tecnológica de produção, com valor agregado e correspondente ao crescimento de mercado.
Editor | Portogente
* Arco Norte: uma outra saída do Brasil
Levando em conta o papel da ciência, da tecnologia e da informação, Portogente vai conectar professores e pesquisadores das universidades da região amazônica na busca do conhecimento. Com a certeza da chegada de um novo ciclo da história econômica e social da Amazônia: da exploração tecnológica e sustentável da sua biodiversidade.