Quinta, 21 Novembro 2024
  • A capacidade dos trens de carga

    Com relação aos trilhos, existem diversos tipos de forma e de peso. Com relação à forma, o mais usual no Brasil é o perfil Vignole e, quanto ao peso, os trilhos são caracterizados pelo valor em quilogramas de uma barra de um metro de comprimento. Exemplificando: o trilho TR-45 indica que uma barra de 1,00 metro desse trilho deverá pesar aproximadamente 45 quilogramas

  • A distância do transporte na ferrovia

    Hoje, falaremos da distância média que a carga percorre nas ferrovias brasileiras.

  • A eficiência energética e ambiental das ferrovias de cargas nos Estados Unidos

    Neste artigo, mostraremos alguns números da eficiência energética e ambiental das ferrovias de cargas americanas.

  • A evolução da ferrovia

    Hoje, falaremos da evolução da ferrovia durante os séculos XIX e XX.

  • A evolução dos meios de transportes dos Estados Unidos

    Hoje, falaremos da evolução dos diversos meios de transportes nos Estados Unidos, desde os antigos canais da navegação fluvial até as vias expressas atuais, passando pelas possantes ferrovias e os econômicos sistemas de dutos.

  • A frota de locomotivas diesel no Brasil

    O sistema ferroviário brasileiro antes da privatização era composto por quatro redes ferroviárias, controladas e operadas por três empresas:

  • A frota de vagões do Brasil

    De acordo com a Revista Ferroviária em junho de 2006, a frota total nacional era composta por 83.733 unidades. Este número foi obtido junto as ferrovias de carga do País. O crescimento em relação ao total verificado em junho de 2005, 78.864 unidades, foi de 6,2 %, o que representou um acréscimo de 4.869 vagões.

  • A história da ferrovia

    Hoje, iremos iniciar uma nova coluna que abordará um tema importante para a história dos transportes: a ferrovia.

  • A integração modal na América do Norte

    Hoje, falaremos da integração modal nas ferrovias americanas e canadenses

  • A integração modal na ferrovia

    A ferrovia chega onde seus trilhos terminam por isso necessita de combinação com o caminhão para realizar o transporte porta–a–porta que o cliente deseja.

  • A invenção da locomotiva elétrica

    A idéia de utilizar a eletricidade para a tração de dos trens é bem antiga se bem que as realizações práticas como a operação comercial contínua são posteriores a 1900.

  • A locomotiva a vapor

    Caros leitores,
    Hoje, iremos falar sobre a evolução da locomotiva, fator importante na história da ferrovia.

  • A locomotiva a vapor - parte 2

    Sílvio dos Santos

    Após os primeiros experimentos ficou comprovado que as rodas da locomotiva patinavam sobre os trilhos, principalmente em rampas ascendentes, as subidas. Apesar do grande esforço das máquinas, estas não conseguiam mover o trem adequadamente

  • A locomotiva a vapor (3)

    A Robert Stephenson & Co., primeiro fabricante a manufaturar locomotivas, além da “Locomotion” em setembro de 1825, também construiu a “Hope” em 1825, a “Black Diamond” em abril de 1826 e a “Diligence” em maio de 1826 e a “Rocket” em setembro de 1930. Desde o início da fabricação as locomotivas se mostraram máquinas de grande durabilidade.

  • A locomotiva a vapor (4)

    Hoje, falaremos da maneira de classificar os diversos tipos de locomotivas a vapor.

  • A locomotiva a vapor (5)

    A Robert Stephenson & Co., teve na locomotiva Planet, construída em 1830, seu principal produto durante os vários anos que o modelo foi fabricado. As características desse tipo de máquina deram origem a configuração 2-2-0 de Robert Stephenson’’s Planet.

  • A locomotiva diesel

    Embora inventados desde o final do século XIX respectivamente por Nikolaus A. Otto e Rudolph Diesel os motores a gasolina e diesel de início não tiveram aplicação comercial na tração ferroviária, devido principalmente ao tamanho e peso excessivos e também pela dificuldade de transmissão do movimento e do torque às rodas.

  • A locomotiva diesel (2)

    A primeira locomotiva experimental equipada com motor diesel foi a Hornsby construída em 1896, que funcionava com transmissão mecânica. A mais conhecida foi a locomotiva fabricada pela empresa suíça Sulzer, em 1912, que desenvolvia 1.200 cv de potência e atingia a velocidade de 100 km/h. A Sulzer foi a primeira locomotiva diesel a operar regularmente em uma linha ferroviária.

  • A locomotiva diesel (3)

    Na Europa, o progresso da locomotiva diesel foi mais lento. O início ocorreu durante os anos 30 na França, onde se considerava que as locomotivas diesel poderiam ocupar as linhas das ferrovias dos paises  das colônias da África, pois não havia disponibilidade de água e carvão, como  o projeto da ferrovia trans-sahariana. Mas para a França, como para a Alemanha, a tração diesel foi utilizada primeiramente nos auto-trens, pequenas composições para passageiros.

  • A locomotiva diesel (VI)

    Hoje, falaremos da importância da evolução do número de locomotivas diesel no Brasil.

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