Domingo, 28 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da frota de vagões do Brasil

 

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De acordo com a Revista Ferroviária em junho de 2006, a frota total nacional era composta por 83.733 unidades. Este número foi obtido junto as ferrovias de carga do País. O crescimento em relação ao total verificado em junho de 2005, 78.864 unidades, foi de 6,2 %, o que representou um acréscimo de 4.869 vagões.

 

 

 

A frota total é composta por vagões próprios das concessionárias e por vagões dos clientes das ferrovias. Na frota própria, o índice de aumento foi de 5,9 %, entretanto em relação a frota dos clientes houve uma evolução maior no mesmo período, indicando um aumento da confiança dos clientes em relação ao transporte ferroviário. O crescimento da frota nacional pode ser explicado pelo avanço dos contratos de locação firmados entre os clientes e as empresas especializadas em leasing de vagões. Comparado com o mês de junho de 2005, o aumento da frota alugada por clientes foi de 145,8 %, passando de 932 para 2.291 unidades.

 

 

Vagão para o transporte de cimento a granel da frota
própria da Tupi

 

Uma das modalidades de contrato de leasing é o take or pay onde os clientes são responsáveis pelo aluguel dos vagões junto as empresas de leasing para posterior sublocação à ferrovia. O cliente paga o leasing e recebe da concessionária um desconto referente ao vagão na tarifa de transporte.  

 

A expectativa da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) é que o mercado brasileiro de equipamentos ferroviários está crescendo e deverá atrair bancos privados e companhias interessadas em fornecer serviços de financiamento para compra e aluguel de equipamentos. A Ferrolease Locação de Equipamentos Ferroviários, que atua no setor, estima financiar 4 mil vagões e 300 locomotivas no Brasil num prazo de cinco anos.

 

 

Conjunto de vagões porta-contêineres

 

O aumento da frota de vagões em circulação deveu-se também a reforma de vagões pelas próprias concessionárias, clientes e empresas locadoras. Esse fato ocorreu logo após a privatização da RFFSA e a FEPASA, pois as mesmas dispunham de uma grande frota de vagões inativos devido a falta de manutenção.

 

Apesar da divergência dos números da Revista Ferroviária e da ANTT é evidente a evolução da frota de vagões desde 1997, primeiro ano da concessão das ferrovias para a iniciativa privada, como mostra a tabela elaborada pelo Centro de Estudos de Logística/Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 

Entretanto quando comparada as ferrovias americanas o número de vagões da frota brasileira ainda é pequeno. Enquanto nos Estados Unidos a relação vagões por 1.000 quilômetros de linha ferroviária é de aproximadamente 6.000, o brasileiro está na faixa de 3.250, o que indicado que ainda necessitamos de uma frota muito maior. 

 

País

Vagões/ 1.000 km

USA

6.000

Brasil

3.250

 

 

Referências bibliográficas:

Revista Ferroviária - edição junho de 2006

Ferrolease Locação de Equipamentos Ferroviários

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