Domingo, 24 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da evolução da locomotiva diesel na Europa.

 

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Na Europa, o progresso da locomotiva diesel foi mais lento. O início ocorreu durante os anos 30 na França, onde se considerava que as locomotivas diesel poderiam ocupar as linhas das ferrovias dos paises  das colônias da África, pois não havia disponibilidade de água e carvão, como  o projeto da ferrovia trans-sahariana. Mas para a França, como para a Alemanha, a tração diesel foi utilizada primeiramente nos auto-trens, pequenas composições para passageiros.

 

Uma potente locomotiva diesel elétrica francesa

 

 

Locomotiva diesel elétrica francesa

  

Durante o ano de 1933, na Alemanha, uma locomotiva diesel tracionou o “Volante Hamburguês” que circulava regularmente com uma velocidade de 160 km/h na linha Berlin a Hamburgo. Esse trem era equipado com 2 motores diesel de 410 cv com transmissão elétrica. Uma outra versão de 1935 foi equipada com motores de 600 cv e transmissão hidráulica. Atualmente esse modo de transmissão prevalece nas locomotivas diesel alemãs.

 

 

Uma das primeiras locomotiva diesel hidráulica alemã

 

Na Inglaterra e na Rússia a conversão da tração a vapor para diesel ocorreu bruscamente como nos Estados Unidos. Mas a grande proliferação de toda a sorte de locomotivas diesel que fizeram a fortuna dos construtores foi seguida de uma recessão que arruinou muitos desses construtores.

 

Na França, Alemanha e Itália, a tração diesel foi implantada progressivamente. Havia a prioridade de eletrificação dos itinerários mais importantes assim como das linhas das regiões montanhosas, ficando a utilização das locomotivas diesel para as linhas ainda não eletrificadas e principalmente para os eixos secundários.

 

 

Locomotiva diesel inglesa tracionando um trem de passageiros

 

A SNCF, empresa ferroviária francesa, efetuou estudos de modelos de locomotivas diesel cada vez mais performances, após haver ensaiado diversas fórmulas de transmissão da mecânica à turbina a gás. A escolha logo se definiu para o desenvolvimento da transmissão elétrica por ser mais simples e eficiente.

 

Esses estudos permitiram a França desenvolver uma série de melhoramentos na tração diesel com o objetivo de tracionar trens de passageiros na faixa de 140 a 160 km/h e também trens de carga para a velocidade de 85 km/h. Para atender essas duas condições foram utilizadas técnicas já disponíveis na tração elétrica como o sistema de dupla redução de engrenagens.

 

Para as locomotivas diesel exclusivas no tráfego de passageiros a necessidade de aquecimento para aumentar o conforto dos carros (vagões) também requereu o desenvolvimento de uma série de modelos para serem utilizados durante o período de inverno e nas regiões normalmente frias.

 

 

Locomotiva diesel italiana fabricada pela Fiat

 

Na Europa, de um modo geral a tração diesel tem uma função complementar a tração elétrica, o principal meio de tração, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, e mesmo no Brasil, onde potentes locomotivas, agrupadas de 3 a 6 máquinas, tracionam pesadas composições de minério e grãos agrícolas.

 

Finalmente uma utilização importante para a tração diesel é a função de manobras de trens e vagões nos pátios de triagem, assim como nos terminais de cargas e portos. Dispensando as catenárias, fios que fornecem a energia elétrica, as pequenas locomotivas diesel têm uma operação eficiente a qual dispensa a implantação da pesada infra-estrutura da tração elétrica.

 

 

Referências bibliográficas:

 

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

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