Caros leitores,
Hoje, completando as informações sobre o Porto de Paris, iremos falar sobre as instalações portuárias localizadas ao longo do Rio Sena, nos arredores de Paris.
Produtos transportados
A navegação fluvial na região metropolitana de Paris é utilizada com bastante ênfase para o transporte de produtos que podem ser deslocados das rodovias, vias expressas e avenidas, aliviando dessa forma o tráfego urbano.
O entulho proveniente das demolições, assim como o transporte de materiais para construção, areia, pedra, cimento e concreto, além de terra de escavação, são produtos característicos das peniches e dos comboios de empurra, que navegam pelas águas do Sena, nas proximidades de Paris.
As usinas de concreto, estrategicamente se localizam as margens da hidrovia, onde podem receber a matéria prima via fluvial e em alguns casos entregar o concreto usinado também pela hidrovia. Esse é um fator importante na redução de custos, pois as jazidas de areia e pedra estão localizadas no próprio leito do rio, assim como as fábricas de cimento, que sempre têm suas plantas localizadas junto as hidrovias.
O carvão também é um produto que chega a região parisiense por hidrovia, para abastecer as usinas termoelétricas localizadas a beira do Rio Sena, evitando o fluxo de pesados caminhões em trajetos urbanos, reduzindo a poluição ambiental e sonora.
A sucata, industrial, urbana e de demolições ,também têm o rio como meio de transporte preferencial, aliviando o fluxo urbano do volume de caminhões e reduzindo custos, pois as siderúrgicas possuem acesso fluvial.
O transporte de carga geral através do uso de contêineres também é muito utilizado no Rio Sena, assim como o transporte de peças volumosas que trariam grandes transtornos para cruzar a área urbana de Paris.
O trigo, da famosa baguette francesa, também utiliza a hidrovia, pois os importantes moinhos estão localizados nas margens do Sena. Após a industrialização, farinha de trigo é distribuída para toda a região urbana de Paris, por via rodoviária.
Fluxo turístico
O transporte turístico de passageiros, pelo Rio Sena, é uma atividade tradicional em Paris, com seus famosos Bateaux Mouches, barcos moscas, nome originado do fabricante que construía as embarcações, o Estaleiro Mouche, da cidade de Lyon. O número de turistas na França supera os 80 milhões, e a grande maioria visita Paris.
Como as principais atrações turísticas de Paris estão localizadas junto as margens do Rio Sena ou nas suas proximidades, de 200 a 500 metros, a Prefeitura de Paris está elaborando um projeto de interligação dos diversos trechos das margens do rio, para possibilitar aos turistas e visitantes circularem e desfrutarem das atrações através de um passeio contínuo, sem prejuízo para as atividades portuárias.
Referências bibliográficas:
L' Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d'avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe
– Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21
http://www.paris-ports.fr/ acessado em 27/01/2006