Caros leitores,
Hoje continuaremos falar do Porto de Paris, especificamente de Gennevilliers, que é a primeira Plataforma Multimodal da Ile- de-France, como é denominada a região parisiense.
Localização:
O Porto de Genevilliers faz parte do Porto Autônomo de Paris e está localizado a menos de 10 km ao norte da capital francesa e a 20 minutos do Aeroporto Roissy-Charles De Gaulle. Com área de 400 hectares, o porto abriga mais de 270 empresas, que geram 8.000 empregos diretos. Essas empresas dispõem de também de um conjunto de entrepostos e armazéns, que totalizam 190.000 m², além de áreas para seus escritórios. Os principais os setores de atividades são a construção civil e obras públicas, logística e transporte, os quais escolheram Genevilliers pelas suas facilidades de infra-estrutura e acima de tudo pelo seu excepcional acesso e proximidade de Paris.
Importância do porto
O Porto de Gennevilliers movimentou em 2005 mais de 20 milhões de toneladas utilizando todos os meios de transporte: rodovia, ferrovia e hidrovia. Esses números a tornam a principal plataforma multimodal da região parisiense, tanto em superfície como em atividade comercial e industrial.
Graças aos diferentes operadores fluviais, o porto se beneficia de um serviço regular e otimizado para contêineres, por via fluvial, entre Paris e o Porto do Havre. Além do acesso hidroviário, o porto conta também com a facilidade e a proximidade da malha rodoviária que permite ligações diretas e rápidas com toda Europa.
O porto é dotado ainda de um feixe ferroviário eletrificado, que está diretamente conectado com a ferroviária francesa.
Genevilliers também tem conexão por oleodutos com as refinarias localizadas no Baixo Sena.
Além dos serviços normais de alfândega, polícia, posto de abastecimento, locadoras de automóveis, etc, o Porto de Gennevilliers conta com uma Escola de Formação Profissional, como também serviço de hotelaria e centro de convenções.
Referências bibliográficas:
L' Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d'avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.
Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe
– Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.
Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours. Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21
http://www.paris-ports.fr/fr/pdf/new_gennevilliers.pdf acessado em 27/01/2006