Caros leitores,

Neste artigo, iremos conhecer os diversos tipos de embarcações que navegam nas vias fluviais da França e da Europa. Algumas delas nós já identificamos em nossos artigos anteriores, como as péniches gabaritos freycinet e riquet, as demais conheceremos ao longo do texto de hoje.


           A classificação das vias navegáveis da Europa Ocidental foi feita em função das dimensões físicas das eclusas, as quais definem as dimensões máximas das embarcações que poderão navegar em cada trecho de rio ou canal.

           A classificação de 0 a VI, mostrada na tabela a abaixo, indica as dimensões das eclusas, a denominação da classe, a tonelagem, a potência e as dimensões de cada tipo de embarcação.

Classificação das vias navegáveis européias

 

Mapa da vias navegáveis: norte da França, Bélgica, Holanda e Alemanha
 

            A classe 0, engloba todas as pequenas embarcações abrangendo desde os barcos de laser e turismo, denominados luxemotors, os rebocadores, os kastjes e as péniches riquet. A capacidade de transporte é muito variável, sempre abaixo que 300 toneladas.

            A classe I, é a tradicional péniche freycinet para a profundidade de 1,80 m e a Spits, denominação franco-belga, para a profundidade de 2,20 m, as quais carregam de 350 a 400 toneladas.

            A classe II, denominada de kempenaar na Holanda e de campinois na França, tem um porte maior que a freycinet transportando até 600 toneladas com o calado de 2,50 m.

            A classe III, denominada DEK (Dortmund-Ems-Kanaal), gabarito do canal que liga Dortmund à Ems, por ter maiores dimensões transporta 1.000 toneladas.

            A classe IV, denominada RHK (Rhein-Herne-Kanaal), gabarito do canal do rio Reno ao rio Herne, é o gabarito alemão, tendo sido adotado como norma para a navegação fluvial da Europa Ocidental. As embarcações RHK transportam 1.250 toneladas com o calado de 2,50 m.

            A classe IV A, uma variação da classe IV para embarcações tipo cisternas, para petróleo e gás, exigem profundidades de 3,00 m e eclusas de 110,00 m, transportando até 1.800 toneladas.

            A classe V (ou Va), denominada de grand rhénan, é a embarcação de grande gabarito do Rio Reno. Suas dimensões permitem tonelagem de 1.600 toneladas para calado de 2,70 m, até 3.000 toneladas para o calado de 3,50 m. Esta classe também engloba a barcaça única com o empurrador.

            A classe VI (ou Vb) abrange exclusivamente os comboios.

 

 

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