Terça, 16 Abril 2024

Caros leitores, 

Neste artigo, na sequência sobre o tema das embarcações coloniais, falaremos da esquadra francesa que aportou em São Luís do Maranhão com o objetivo de conquista territorial.

************************

Segundo o livro “Naus no Brasil Colônia”, sob o comando do navegador francês Daniel de la Touche a bordo da nau Regente partiu dia 19 de março de 1612 do Porto de Concale, na Bretanha, para vir fundar uma colônia francesa no Maranhão.

Daniel de La Touche, sob o título de Senhor de La Ravardière, foi um experiente Lugar-tenente General da Marinha Francesa do século XVII. Nobre, de religião protestante, liderou a expedição francesa que, em 1612, deu início as pretensões de colonização no Norte do Brasil. Denominada de França Equinocial, teve seu marco na fundação do "Fort Saint Louis" (Forte de São Luís), sendo o atual "Palácio dos Leões" o núcleo do antigo forte. O Palácio abriga a sede do governo estadual em São Luís, atual capital do Maranhão.

A flotilha era composta também pelas embarcações Charlote e Sainte-Anne, que antes de desembarcarem na costa norte do Brasil, passaram pela África e na Ilha de Fernando de Noronha, trazendo a bordo quatro religiosos capuchinhos franceses, entre os quais Claude d’Abbeville e Yves d’Evreux.

O sonho de uma França Equatorial terminou com a derrota dos franceses hostilizados pela reação portuguesa, liderada por Jerônimo de Albuquerque Maranhão e Alexandre de Moura, que expulsou os franceses da região no final do ano de 1615.


Busto de Daniel de la Touche em São Luís do Maranhão 

 

Placa comemorativa dos 400 anos de São Luís em Concale na França


Referências:

Naus no Brasil Colônia, P. de Godoy, J.E. Senado Federal, Brasília, 2007
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_de_La_Touche

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!