Caros leitores, neste artigo, complementando a sequência de artigos sobre navegação interior, procuramos mostrar a importante contribuição de Leonardo Da Vinci no desenvolvimento desse modo de transporte com seus estudos de hidráulica que o levou ao projeto da eclusa.

* Como funcionam as eclusas

Conhecida na China desde 948 no século IX, na Europa a eclusa foi idealizada por Leonardo Da Vinci (1452-1519). O projeto de eclusa com dois pares de portas basculantes e sistema hidráulico de enchimento e esvaziamento foi desenhado por Leonardo da Vinci. Essa concepção foi denominada de acqua exclusa ou de câmara, na França como sas. O modelo foi utilizado na Itália e posteriormente na França, no Canal de Briare construído entre 1604 e 1638.

O conhecimento de hidráulica de Da Vinci foi adquirido de suas constantes observações das enchentes do Rio Pó na região de Milão, onde ele pode constatar a força destruidora da água quando em corrente livre. Em 1492, Leonardo Da Vinci observava as margens dos cursos d’água colocando pedras de diferentes posições, formas e tamanhos, para verificar como o fluxo da água se comportava.


Mapa da região de Milão - Itália

De suas observações e estudos resultou um manual sobre o comportamento da água “Dell Moto e Misura Dell’Aqua”, traduzindo: Do Movimento e da Medida da Água.

O manual é composto de 9 livros que abrangem desde a forma da água, seus movimentos, as ondas, o retrocesso, a queda, a destruição causada pela água, os materiais transportados, o peso e sua força para movimentar moinhos e engenhos. São eles:

Libro Primo: Della sfera dell’ acqua
Libro Secondo: Del moto dell’ acqua
Libro Terzo: Dell’ onda dell’ acqua
Libro Quarto: De’ retrosi dell’ acqua
Libro Quinto: Dell’ acqua cadente
Libro Sesto: Delle roture fatte dall’ acqua
Libro Settimo: Delle cose portate dall’ acqua
Libro Ottavo: Dell’ oncia dall’ acqua e delle canne
Libro Nono: De’ molini ed altri ordigni d’acqua


Desenho elaborado pelo Leonardo Da Vinci

De seus estudos e observações Da Vinci concluiu que a fragilidade da embarcação não poderia ser exposta à força e o poderio da água, e propôs o modelo de eclusa onde a entrada e saída da água era sempre controlada de forma a evitar correntezas e ondas. Essa proteção obtida na eclusa deveria também ser estendida aos seus canais de acesso.

Em 1515, Leonardo Da Vinci projetou um sistema de canais e eclusas que resolveu o problema das enchentes na região de Milão. A função desse sistema hidráulico era de, além de possibilitar o acesso hidroviário a Milão, criar uma rota alternativa e mais controlável para o fluxo da água que descia dos Alpes. A obra somente foi finalizada em 1777.


Antiga eclusa projeta por Leonardo Da Vinci – Milão - Itália

Referências
Del Moto e della Misura Dell’ acqua, LEONARDO DA VINCI

http://aengenhariaevoce.blogspot.com.br/2009/03/todo-mundo-conhece-o-genio-de-leonardo.html

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente