No mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acabam perdendo espaço e, consequentemente, clientes. Para aumentar a competitividade de uma empresa é fundamental e muito utilizado a melhoria da estratégia logística.

Essas estratégicas logísticas muitas vezes estão associadas à revisão de planejamentos e, também, a troca de equipamentos por outros mais avançados que permitem maior eficiência, como por exemplo, a inserção cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI) através de softwares. Para um melhor entendimento do uso desses sistemas, aqui iremos falar um pouco sobre como a Tecnologia da Informação se aplica à Logística.

tecno da Infor aplicada à log fig 1
A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.

A TI é um grupo de atividades que incluem o uso de software, banco de dados e uma arquitetura de rede que trabalham para tornar mais fácil o acesso e o gerenciamento das informações das organizações. Sendo assim, facilitam a vida de seus usuários. A área de TI utiliza a informática para prover informações que auxiliam as atividades que se destinam, a produzir, transmitir, armazenar, acrescentar e interpretar os dados, a fim de obter resultados mais precisos e agilizar a taxa de resposta entre setores, clientes e fornecedores.

A TI, seus bancos de dados e softwares transformaram a logística. Com eles, as ferramentas se modernizaram, facilitando a integração entre atividades (como já dito anteriormente). Dessa maneira a tecnologia evoluiu-se a ponto de ser uma forte aliada e trabalhar lado a lado com os procedimentos de uma organização.

As ferramentas mais famosas e utilizadas na logística são o CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s