Quinta, 21 Novembro 2024
  • Indústria 4.0 e manufatura avançada poderão dinamizar Brasil

    Empregos e serviços estão se transformando rapidamente, tornando obsoletos os conhecimentos considerados fundamentais no passado

  • 2017: o ano da inteligência logística

    A Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos

    De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos no Brasil equivalem a mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), com forte influência da atividade de transportes. Esses gastos representam cerca de 10% do faturamento das empresas brasileiras.

  • 7 Passos para Aumentar a Eficiência da Cadeia de Suprimentos

    O conteúdo do documento auxilia a compreeensão da importância da logística dentro das atividades da gestão da cadeia de suprimentos

  • A inteligência logística no WebSummit Portogente 2017

    Portogente sai na frente, mais uma vez, na proposta de criar uma grande “praça” virtual onde todos, onde estiverem, no Brasil ou em outros países, possam debater, refletir e indicar caminhos que otimizem, melhorem, modernizem e expandam a logística brasileira rumo ao grande comércio mundial.

  • Aberta consulta para plano de logística

    Até 20 de abril estará aberta consulta pública do estudo desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para o Plano Nacional de Logística (PNL), que define as obras prioritárias para infraestrutura até o ano de 2025.

  • Agentes estrangeiros têm dificuldades para entender burocracia brasileira

    Luciana destaca a importância de entender o processo do comércio internacional de acordo com a legislação brasileira

  • Alfândega libera transbordo de grãos no Porto de Vitória por 30 dias

    A autorização é válida por 30 dias, podendo ser prorrogada enquanto persistir a situação emergencial apresentada pelos setores de avicultura e suinocultura capixabas

  • Aparelhamento sem fim na Docas do Rio e um novo modelo para os portos brasileiros

    Retrato fiel do jogo de interesses e da ausência de comprometimento com o País, a nomeação de diretores para a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) respeita apenas uma regra: a indicação forçada de políticos influentes na estatal

    navio o sol

  • Arco Norte tem potencial para melhorar logística e tornar Brasil mais competitivo

    Desde 2015, os portos do Arco Norte já figuram como a segunda maior logística brasileira. Estimativas do Instituto Matogrossense de Agropecuária é que até 2023 o Arco Norte seja responsável por 50% das exportações dos grãos produzidos no Mato Grosso

  • Automação de processos é a melhor alternativa

    Um problema evidente no atual cenário da gestão logística no Brasil é o fato de existirem empresas com sistemas que fazem o tracking parcial da cadeia, que é o acompanhamento de um determinado item nas etapas de cada processo na cadeia.

  • BR do Mar: O que é, seus objetivos e diretrizes

    O BR do Mar é um assunto que esta cada vez mais em evidência, o programa de estímulo ao transporte por cabotagem – BR do Mar, possui vários objetivos, diretrizes e envolve diversos aspectos, neste artigo é apresentado os principais aspectos do programa.

  • BR-163 recebe verba para pavimentação e Antaq multa Codomar em novela confusa

    Ministério dos Transportes libera verba para pavimentação da caótica rodovia BR-163; Antaq lista 22 infrações da Codomar e multa a estatal em mais de R$ 300 mil e a novela sobre o VLT do Cuiabá parece não ter fim - e nem fazer sentido

    caminhao atoleiro br163

  • Brasil movimenta novos cargos e governo tenta descentralização

    Campos discursa na tribuna do Senado - Foto: Agência Senado

    Portos brasileiros são alvos de negociações em Brasília e processo para reduzir burocracia no comércio exterior gera cabo de guerra

    r1

    r2

  • Brasil no caminho certo

    Para Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis), se o Brasil não precisa se preocupar muito com o futuro do seu agronegócio, pois, ainda que tenha havido declínio nos preços internacionais das commodities, a demanda chinesa afigura-se como inesgotável, é absolutamente necessário ao País abrir mercados para os seus produtos manufaturados e buscar uma nova relação com o mundo. "Isso ficou claro depois que a presidente Dilma Rousseff, em seu segundo mandato, admitiu, de maneira implícita, que em sua política comercial anterior que misturava ideologia com comércio residiu boa parte do fracasso de seu primeiro governo, gerando uma “herança maldita” para si mesma", diz o empresário.

    Para ele, é de se reconhecer que esse mea-culpa presidencial já deu bons resultados, pois, em 2015, a participação dos manufaturados no volume total das exportações subiu de 35,5%, em 2014, para 38,1%, alcançando o patamar de 2013 (38,4%), embora ainda distante daquele registrado em 2007 (55%). E que, para 2016, espera-se um superávit superior a US$ 35 bilhões. Mas é preciso mais, reivindica Lourenço. E acrescenta: "Por isso, espera-se com ansiedade a desconstrução da rivalidade entre Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e Aliança do Pacífico (México, Peru, Colômbia e Chile) que marcou a atuação dos últimos governos de Brasil e Argentina, apesar da má-vontade do governo venezuelano, que insiste em manter a velha postura. Da parte do Brasil, já houve avanços significativos com a formalização de vários acordos de investimentos com Colômbia, México e Chile. E o novo governo argentino parece seguir no mesmo sentido."



  • Brasil patina em logística, mas pode ganhar novos portos

    Pouco tem sido feito em termos de aperfeiçoar e incentivar os modais ferroviário e hidroviário, no entanto o anúncio da construção de novos portos e terminais portuários é uma constante no noticiário do setor

  • Cabotagem atrai produtores e comerciantes

    Nas "águas" do Programa de Estímulo ao Transporte de Cabotagem – BR do Mar, iniciativa do governo Bolsonaro, Nelson Carlini faz, em artigo exclusiva publicado no Portogente, uma análise com precisão da conjuntura da nossa navegação costeira.

  • Cabotagem descomplicada

    Navegação de cabotagem poderá voltar a ter papel destacado nas viagens marítimas costeiras, na gestão do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Até meados da década de 1950, o transporte marítimo de passageiros no Brasil era intensamente empregado para cobrir grandes distâncias.

  • Centro de Distribuição

    Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal

  • Codesp cria Comitê de Crise e busca retomar normalidade nas operações portuárias

    A Autoridade Portuária tem por objetivo a retomada da normalidade nas operações portuárias, o mais breve possível, a fim de que a economia e o comércio exterior brasileiro não continuem a sofrer prejuízos decorrentes do referido movimento

  • Código de barras no inventário de estoque

    Toda empresa que realmente quer alcançar o sucesso deve ter um estoque de produção. É o armazenamento das mercadorias da empresa. Quando se realiza uma venda, o produto é retirado do estoque e enviado ao comprador.

topo oms2

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome