As empresas nesse momento de isolamento social estão passando por remodelações e as que tentaram manter o modelo de trabalho que estavam adotando há alguns anos estão passando por sérias dificuldades. A pandemia exigiu que as empresas se reinventassem e, com o comércio começando a reabrir gradualmente, novamente será preciso repensar a maneira de atuação para conseguir alavancar seu negócio após a pandemia.
Algumas estratégias que aproximam os clientes e que são de baixo custo podem ser adotadas. Veja algumas delas:
1. Ter locais que tragam sensação de segurança
Os consumidores ficarão preocupados em sair de casa e correr o risco de ficar doente, por isso, estarão mais atentos à higiene e cuidados que as empresas adotam para evitar a contaminação.
É preciso passar a sensação de segurança que tanto se espera, garantindo a limpeza frequente, disponibilizando álcool gel para funcionários e clientes, garantindo a distância entre as pessoas e outros.
Imagem: Public Domain Pictures
Os funcionários e a empresa deverão mostrar essa preocupação e ter uma visão sobre a sociedade em geral. Não bastará cuidar apenas de quem entra no estabelecimento, deverá haver um cuidado coletivo.
2. Continuar a adotar formas coletivas de venda
Se antes as compras eram feitas apenas presencialmente, na pandemia se descobriu que é possível comprar por telefone, aplicativos, sites e outros.
Os clientes se acostumaram com algumas facilidades que esses modelos de compra, antes desconhecidos por alguns, proporcionam e vão querer continuar com eles.
Para alavancar seu negócio após a pandemia será preciso que os canais de venda criados durante a crise permaneçam ativos e que novos sejam criados sempre que possível.
3. Engajar consumidores
Será preciso que os consumidores tenham uma identificação com a marca. Eles devem se sentir próximos e verem que de alguma forma contribuem com ela.
Para isso é preciso ouvir as opiniões dos clientes, estar presente nas rede sociais e interagir com frequência, não deixando ninguém sem resposta.
Outra estratégia é aprender como fazer vídeo com fotos e música no celular, pois dessa forma não precisará gastar com a elaboração do material de divulgação e poderá facilmente personalizar a comunicação com os clientes.
Eles gostam de ver vídeos das marcas, ainda mais quando esses têm um comunicação direta.
4. Procurar por novos nichos de atuação
A pandemia prejudicou muito a atuação de alguns setores, por exemplo, o de turismo. Muitas empresas sofreram esse impacto e tiveram que se reinventar ou precisarão fazer isso em um futuro breve.
Identificar novos nichos de mercado de acordo com o que os consumidores estão buscando pode ser uma boa maneira de alavancar seu negócio após a pandemia de uma maneira mais rápida.
5. Contar com funcionários flexíveis
Ocorrerão muitas mudanças e para as empresas conseguirem isso, será preciso ter funcionários flexíveis, que consigam desempenhar mais de uma função e se adaptam facilmente a novas funções.
Sem a presença desse tipo de profissional, dificilmente se conseguirá mudar a maneira como se atua.
6. Estar mais atento aos concorrentes
A pandemia gerou um aumento do desemprego e, como resultado, muitas pessoas buscaram abrir o seu próprio negócio.
Essas pequenas empresas que estão começando estão em busca de clientes e por isso atuam fortemente na captação, relacionamento e inovação.
Nesse retorno do comércio, será mais do que preciso ficar atento ao que os concorrentes estão fazendo, afinal, uma boa ideia pode fazer com que as pessoas deixem de consumir em uma empresa e passem a usar outra.
7. Apostar no outsourcing
Essa é uma dica mais indicada para empresa de médio e grande porte que possui um número maior de funcionários. A ideia nesse caso é terceirizar os colaboradores que não exercem atividades consideradas fundamentais e diretamente ligadas ao negócio.
A área de segurança, limpeza, vendas e outras podem ser terceirizadas. Como resultado se tem uma economia nos gastos, profissionais mais especializados para exercer a função e a empresa pode se dedicar ao negócio sem que seja preciso perder o foco para resolver pequenos problemas.
Para conseguir alavancar seu negócio após a pandemia será preciso rever o modo de atuação e colocar o consumidor no centro de tudo. Dessa forma será possível adotar boas estratégias e conseguir retomar mais rapidamente as atividades.