O sistema de intercâmbio eletrônico de dados (EDI) tem o intuito de substituir registros em papel para o formato eletrônico. Com isso, as organizações conquistam vantagens como redução de custos, crescimento na agilidade de processamento, diminuição de erros e também o aperfeiçoamento das relações com os membros de negócios.
O diferencial do EDI para os outros sistemas é que ele pode relacionar dados entre si, o que chamamos de intercambiar dados. Assim, ele cria vínculo e pode mostrar semelhanças para o usuário entre tais relatórios como: pedidos, recibos, faturas, inventários, catálogos de preços dentre outras funções.
Estas informações são trocadas eletronicamente entre diversos membros em razão da linguagem que possibilita que os sistemas de informação relacionem-se entre si, garantindo assim mais integração logística e melhoria na comunicação entre departamentos.
Vantagens:
- Redução dos custos operacionais;
- Redução de erros operacionais;
- Rapidez na verificação de informações.
Desvantagens:
- Custo um tanto alto para a instalação desse sistema;
- Necessita ter um bom software e um hardware elevado que estejam padronizados;
- Baixa versatilidade do sistema.
Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: CRM (Customer Relationship Management), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).