O sistema de intercâmbio eletrônico de dados (EDI) tem o intuito de substituir registros em papel para o formato eletrônico. Com isso, as organizações conquistam vantagens como redução de custos, crescimento na agilidade de processamento, diminuição de erros e também o aperfeiçoamento das relações com os membros de negócios.

O diferencial do EDI para os outros sistemas é que ele pode relacionar dados entre si, o que chamamos de intercambiar dados. Assim, ele cria vínculo e pode mostrar semelhanças para o usuário entre tais relatórios como: pedidos, recibos, faturas, inventários, catálogos de preços dentre outras funções.

Estas informações são trocadas eletronicamente entre diversos membros em razão da linguagem que possibilita que os sistemas de informação relacionem-se entre si, garantindo assim mais integração logística e melhoria na comunicação entre departamentos.

edi fig 1
fonte: Arte Portogente .

Vantagens:

  1. Redução dos custos operacionais;
  2. Redução de erros operacionais;
  3. Rapidez na verificação de informações.

Desvantagens:

  1. Custo um tanto alto para a instalação desse sistema;
  2. Necessita ter um bom software e um hardware elevado que estejam padronizados;
  3. Baixa versatilidade do sistema.

Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: CRM (Customer Relationship Management), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s